O contador de histórias

Em histórias contadas a gente muda o mundo. Muda as pessoas que aparecem lá e muda até as flores que se destacam nos jardins. Colocamos cores nelas, muitas cores. E as regamos conforme a nossa paciência. As flores, nas histórias, têm vida eterna e são comparadas com sentimentos, também eternos. Tudo muda com o poder de uma história.

Como aconteceu certa vez com o Senhor de terno e gravata que morava trancafiado dentro de sua enorme casa, cercada de seguranças por todos os cantos. O homem era muito sério e não dava bom dia nem ao motorista. Era sozinho, ou melhor, era casado com seu trabalho.

Ali ao lado se encontrava um garoto sonhador, metido a sabichão. Ele ficava admirado pelo tamanho daquela casa, e mais fascinado por nunca ter visto nem sequer o rosto do morador da tal mansão. Certa vez, em sua escola, uma das atividades sugeridas pela professora era descrever em detalhes o teu vizinho. O garoto nem pestanejou. E começou a escrever uma história contando em detalhes como era a vida de seu vizinho.

Mas como escrever uma história contando realmente como eram os passos do morador daquele casarão, se nem sequer passos ele dava? A imaginação do contador de histórias se aflorou, e por incrível que pareça o tal vizinho ganhou uma vida que ele sempre sonhou em ter.

O menino resolveu colocar uma cópia de sua história na caixa de correio do vizinho, com a esperança de que ele, ao ler a fábula, compreendesse o que aquelas palavras queriam dizer. O Senhor leu o que o garoto havia escrito. Então, a partir deste dia, resolveu pelo menos conhecer a sua vizinhança.

A história descrita pelo garoto dizia:

“Meu vizinho é legal, e sempre conversamos quando eu tenho tempo. Ele está sempre cercado de amigos que andam de preto, e aparece toda manhã com um sorriso no rosto andando pelas ruas do bairro. O meu vizinho me conta as suas peripécias de quando era criança e é um bom contador de histórias. Meu vizinho compra pão toda manhã e se estiver quentinho, ele da um trocado ao padeiro. Meu vizinho é legal... Mas às vezes eu acho ele meio calado, deve ser porque ele nunca leu uma história que valesse a pena.Pode ser porque ele ainda não recebeu um abraço sincero, ou talvez ele nunca regou as flores do seu jardim”.

Ao corrigir a redação do menino, a professora, que sabia onde o garoto morava e conhecia bem o homem que vivia naquela mansão, rabiscou a folha com os dizeres: “nota 10 pela imaginação...” e completou: “melhorar a letra”.

www.kallil.com

Kallil Dib
Enviado por Kallil Dib em 26/03/2014
Código do texto: T4744807
Classificação de conteúdo: seguro