Começar 2014 saboreando receitas afrodisíacas de Afrodite

O livro já é uma obra de arte. Publicado em 1997 é sucesso de vendas. O meu comprado em 2007 já estava na quarta edição!

Amei ler Afrodite, de Izabel Allende, a escritora chilena, que vive atualmente nos Estados Unidos. Sou fã número um desta escritora e adoro a maneira como ela usa a palavra para dar força e intensidade na expressão.

Em Afrodite descreve a importância do ato de cozinhar, ou melhor, ela coloca cozinheiro no mesmo patamar do artista. As receitas são acompanhas por pitadas de criatividade. Na realidade o seu livro, da primeira a última página, é uma obra de arte, um verdadeiro tratado de arte culinária com o foco em receitas tradicionais de sua família e amigos. Portanto, afrodisíacas sem se tornar vulgar.

Allende descreve uma sensação com um adjetivo, que dentro de um contexto significa uma coisa, mas estruturado numa frase, junto de uma outra palavra, dá força ao sentido que deseja expressar. Por exemplo: "minha mãe é uma senhora de estilo clássico e com tendência a moderação. Ao criar esta receita, teve a prudência de saborear uma a uma, durante meses agonizou com cada colherinha de manteiga e ramos de salsa, em um afã desproporcionado de atingir a perfeição".

Observe a parte que diz: "que durante meses agonizou com cada ...." . Agonizar no seu sentido literal significa o sofrimento da morte, mas neste caso a palavra processa no cérebro uma imagem de uma mulher empenhada, numa emoção sem limites, em achar o sabor ideal para o seu prato. É um texto que estimula imagens mentais e nos faz liberar o pensamento, voar e ir ao encontro da sensibilidade da escritora.

"Não é fácil argumentar outro livro de receitas culinárias ou de exercícios eróticos . Todos os anos são publicados aos milhares e, francamente, não sei quem os compra porque ainda não conheci ninguém que cozinhasse e fizesse amor com um manual. As pessoas que ganham a vida com esforço e rezam escondidas, como eu e você, improvisam o melhor possível entre as panelas e entre os lençóis.... Então, por que este livro? ".

Eu respondo. Porque Izabel Allende é uma artista, uma escritora fantástica, tem a mente com a ânsia de criar continuamente. Certamente é outra que nunca sentirá a "flacidez espiritual".

Escolhi Afrodite para começar 2014 porque é próprio para o momento. Reúne arte e informação e poções afrodisíacas. Mas..... "Che c`entra" , como diz o italiano. "Mãe... Nada haver", como dizem minhas filhas.

Tem sim. Afrodisíaco no Aurélio significa estimulante de apetite sexual. A sexualidade é o princípio da vida e neste texto está sendo usada como uma metáfora para expressar que você e eu podemos brincar, descontrair e buscar novos meios de não perder o estímulo em viver com emoção, com paixão!

Que tal começar 2014 saboreando uma receita repleta de afrodisíacos - chocolate, nozes, café, licor, ovos - sugerida por Afrodite de Izabel Allende!

Carlota dos Amantes

Ingredientes (para duas pessoas)

4 biscoitos champanhe (ou biscoitos secos) triturados

2 ovos

1 barra de chocolate meio amargo (75g)

2 colheres de nozes picadas

2 colheres de açúcar

2 colheres de manteiga

1/2 xícara de café preto concentrado

1 colher de conhaque

Preparação

Parta o chocolate e derreta-o em uma panela de fundo duplo, junto com 2 colheres de água. Acrescente o açúcar e a manteiga. Bata bastante enquanto acrescenta as gemas, uma depois da outra. Deixe cozinhar 5 minutos e retire do fogo. Bata as claras em neve e misture-as ao chocolate, junto com as nozes. Acrescente aos poucos o café, o conhaque e os biscoitos. Coloque em taças largas e enfeite com creme chantily.