Aula de Filosofia

Ajunto um pedaço de folha de caderno que encontro no chão. Aparentemente, é uma aula de Filosofia para o Ensino Médio. São algumas questões que os alunos deveriam responder depois de ter copiado a matéria. A primeira delas: “Por que existe o pensar?”. Não é uma pergunta das mais simples, mas tudo leva a crer que o aluno estava bastante confiante, porque deixou apenas duas linhas para responder. Em seguida vinha outra: “Como funciona o pensar?”. Dessa vez a pergunta exigia mais, seria preciso explicar alguns processos bem complicados da nossa mente, e por conta disso o aluno resolveu aumentar o espaço da resposta para três linhas. Ou tinha um poder de síntese assombroso ou não queria pensar sobre o pensar.

Esse pedaço de folha de caderno me lembrou das minhas próprias aulas de Filosofia na escola – e não pelas discussões, mas porque era durante essas aulas que aconteciam as melhores guerras de bola de papel. Não me lembro de um único ensinamento dessa época, mas nunca me esqueci da bolinha que consegui acertar na testa de um amigo sentado no outro lado da sala.

Mas hoje em dia posso dizer que me interesso pelo assunto. E se a Filosofia não tivesse suprimido o poder sobrenatural como explicação para o que acontece na Terra, eu diria até que foram os seus deuses que me levaram até esse pedaço de papel. Porque eu havia acabado de comprar, justamente, “O Livro da Filosofia”, embora o meu desejo inicial fosse “O Livro da Política”. Havia naquele dia, claramente, um campo energético me atraindo para a Filosofia. Logo eu, que tanto desdenhei dela, que tentei ler Platão e Kierkegaard sem entender nada.

A verdade é que estou mesmo meio filosófico. Ando enchendo os meus amigos de questionamentos sobre a evolução do homem. Marina volta do trabalho super cansada e eu quero saber dela se o nazismo é um exemplo de que a evolução da sociedade pode ser um argumento para legitimar também a barbárie. “Fale leviandades”, ela responde. Taquei uma bolinha nela.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 24/03/2014
Código do texto: T4741801
Classificação de conteúdo: seguro