ENEM- ESPERANÇA E NERVOSISMO À FLOR DA PELE

Milhões de pessoas, principalmente os jovens, veem seu futuro submetido à prova do conhecimento e do saber, adquiridos na sala de aula, na leitura e na experiência de mundo. É a materialização do sonho que ora se inicia.,.ou que será adiado.

Cada um carrega suas apreensões, aflições e esperanças quando adentra e sai da sala de provas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), espalhados por todo o território nacional. Percebe-se esses sinais pelo semblante tenso, pernas trêmulas e mãos nervosas, pelo olhar distante e a caneta que cai nervosamente no chão...É um momento de pura adrenalina!

Uns ficam sentados, outros em pé no corredor da entrada da sala, aguardando mais alguns minutos antes do início crucial das provas, outros já se acomodam nas suas carteiras pré-determinadas pela equipe de fiscalização. A impaciência toma conta de cada candidato.

Cada um sabe o peso da responsabilidade que leva sobre os ombros quando começa os procedimentos iniciais de preenchimento da capa da prova, quando apõe sua assinatura. São instantes de puro terror!

A leitura das primeiras questões poderá delinear uma esperança ou temor do que será a prova na sua totalidade. Isso porque todo o esforço de um ano inteiro de estudos está em jogo naquele espaço de tempo destinado às respostas das questões propostas. Nesse instante, aumenta ou diminui a tensão do rosto, o tremor das mãos, a boca seca... Nervosismo, sim, à flor da pele!

Não somente o candidato, mas toda a família sente os efeitos tensos daqueles momentos difíceis quando o acerto ou o erro determina o futuro da pessoa que se ama ou que se quer bem. Em casa, no trabalho, ou mesmo à espera no local de prova, quem espera por perguntar: “Como foi a prova, dá pra passar?”, sente as angústias que somente quem vive esses momentos sabe explicar...

Essa inquietação se reflete também no movimento caótico do trânsito, no corre-corre dos candidatos segurando nas mãos a garrafinha de água, na mente sacolejando um turbilhão de números, fórmulas e dicas ensinados no “intensivão”, promovidos pelos cursinhos e colégios. O coração prestes a romper o peito de tanta ansiedade!

Para aqueles que conseguem passar pelos portões, fechados às 12h, pelo horário de Brasília, abrem-se as janelas da esperança de cruzar o limiar da tão sonhada faculdade, como prêmio pelo esforço, dedicação e muita transpiração gasta em horas de estudo e noites mal dormidas, em detrimento do lazer e de outros afazeres. Todo sacrifício é válido em prol de um futuro melhor!

Quando finalmente o último candidato entrega sua prova, inicia-se outra fase de espera que vai mexer, dia a dia, com seus pensamentos e suas esperanças.

Porquanto, uma ansiedade imensa toma conta de cada aluno, uma vez que o resultado da prova de redação só virá por último, causando essa expectativa angustiante que a todos incomoda. A angústia se estica a cada dia que se aproxima...

João Pessoa, 23 de dezembro de 2013

Por Washington Nascimento

Washingtonluiz
Enviado por Washingtonluiz em 23/03/2014
Código do texto: T4740786
Classificação de conteúdo: seguro