REFLEXÕES SOBRE A VIDA

-Digamos que eu sei das coisas...

-Que tipo de coisas?

- É segredo, mas posso adiantar que não se trata de felicidade barata, porém se trata da verdade, quer coisa melhor?

-Credo! Você fala estranho.

- Nem comecei a falar e você já começa com julgamentos. Estou apertado, preciso ir ao banheiro, depois continuo.

- Ok.

Após retornar, continuou...

-Bom, o que estava tentando dizer é que nossa felicidade é secreta.

- Não. Você não estava dizendo isso.

- Estava sim! Você que não soube entender.

- Agora esta me chamando de ignorante?

- Desprovido de conhecimento é melhor?

-Abusado!

-Enfim, vai me deixar continuar ou não?

-Você é quem está enrolando pra dizer, não é minha culpa...

-É que não é nada.

-Como não é nada? Agora fala.

- Não é nada, oras...

A atmosfera ficou pesada, um confuso e o outro com raiva por quase morrer de curiosidade infantil.

-Estava testando você.

- E lá preciso ser testado?

- O que prefere? Morrer jovem e rapidamente ou velho aos poucos?

- Velho aos poucos, gosto de viver... E você?

- Jovem, agora.

- Credo!

- É a verdade...

- Testes de novo?

- Ahan, Frida Kahlo ou Salvador Dali?

- Hum... Difícil... Acho que Frida e você?

- Ah, eu também. Admiro mulheres corajosas. Frida, especialmente, foi uma heroína, gênio!

Quem consegue passar por tanta coisa e continuar a pintar? Acidente, aborto, traições, amputação, colete de ferro... Acha que ela era feliz? Não, não era... Mas era sincera e tinha a verdade... É disso que estou falando. Só os tolos são felizes, querido, não se engane.

- Reflexões sobre a vida?

-Sim. Faço reflexões o dia todo.

-Isso te leva a algum lugar?

- Às vezes... Através delas é que crio mundos como esses.

- Está brincando de ser Deus?

- Não. Mesmo achando que no final da evolução a gente se transforma em um.

- Está desafiando a soberania de Deus?

- Quem inventou a soberania foram os homens, Deus é outra coisa, outro tempo, outro entendimento. Rezar rosários, construir igrejas e pagar o dízimo não te deixará perto dele. Deus é intrapessoal.

-Gosto da forma que você enxerga as coisas.

- Você é meu outro eu Fernando.

- Como assim Lúcio?

- Na verdade, seu estilo de vida é minha obsessão. Queria ser assim... Sem pensamentos sobre o cotidiano, apenas fazedor de tarefas que alguém me deu.

- Está me chamando de alienado?!

- Conformado é a palavra.

- Não gostei.

- Desde o começo estava falando sobre a verdade, se quer ouvir alegrias ligue a TV no comercial de cerveja.

-Você tem me causado transtornos.

- Faço isso porque amo você.

- Ama? Que tipo de amor é esse?

- O verdadeiro. Não estou de melação. A intenção não é conquistar você. Não te quero pra mim, quero você forte para o mundo, não te amo pelo desejo homossexual carnal, embora, você seja lindo, não sou movido a isso. Somos tão jovens, eu sei. Mas temos muitas responsabilidades nesse mundo estranho. A gente não concorda mais com o sistema, estamos nadando contra a correnteza, é muito difícil, mas precisamos ser fortes.

-Mas você está sendo paradoxal. Agora a pouco, me disse que queria ser conformado como eu.

- Você é conformado por algum motivo, mas não é de sua natureza. Te conheço e não é assim desde sempre. Onde está o menino que queria mudar o mundo? Que desenhou o mapa mundi de novo seperando países inimigos para tentar evitar guerras, onde está o menino que fez a planilha no Excel contando todos os lucros dos países mais ricos para distribuir igualmente para todos os necessitados?

- Não sou mais utópico. A vida real é outra coisa!

- Por que prostituiu sua vida dessa forma?

- Não prostitui, apenas preciso de dinheiro e não quero mais perturbações. Eu era um menino inconsequente, como poderia lutar contra os gigantes do sistema? Você tem a resposta? Claro que não! Tudo é lindo até a página dois. Me preocupo com meu futuro, ao contrário de você não quero morrer jovem, quero uma família, viagens de férias, café da manhã na mesa no horário certo...

- Meu Deus, Esse não é você. Família de comercial de margarina?

- Qual o problema?

- Nenhum, mas não é você. E não tenho soluções para o mundo, mas, talvez, pudéssemos descobrir juntos. Por que não larga tudo e segue comigo?

- Eu não posso.

- Por quê?

- Está louco? Tenho uma vida feita... Emprego, dinheiro... Sou feliz.

- Eu disse que não se tratava de felicidade. Sua felicidade é falsa! Como pode ser feliz com uma vida de mentira?

- Sendo...

- Você está camuflando tudo no trabalho repetitivo, deixando a vida passar, achando que está feliz, mas na verdade, no escuro da noite grita desesperado por não saber de onde vem o vazio que corrompe todos os seus órgãos.

- Já chega!

- O que foi? Não aguenta ouvir a verdade?

- Sai daqui, não quero mais falar com você. Louco, inconsequente, irresponsável, revolucionário de merda!

- Sou tudo isso mesmo. Adeus, escravo.

E Lúcio saiu pela porta da frente sem olhar para trás, enquanto Fernando louco de raiva foi preparar o jantar.

Lucas Guilherme Pintto
Enviado por Lucas Guilherme Pintto em 22/03/2014
Código do texto: T4739877
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.