Grande Mistério

Aqueles pensamentos que passam pela mente da gente e nem sabemos a razão de suas passagens por nós. Acredito que com todos são assim. Vem. Pegam a gente de chofre e passam. São pensamentos apenas.

Às vezes é uma lembrança de uma pessoa. Outras uma situação que a gente diz:

-Se acontecesse isto eu faria aquilo.

E outras vezes apensas uma sensação mesmo.

Fui assaltado pela lembrança de um colega de escola que nem mais me recordava dele – estudamos juntos no antigo Grupo Escolar dos anos 70. Dois ou três dias depois ele apareceu em minha frente.

-Oi, você como sempre sisudo! Lembrou-se de mim? Sou o J. M. e estudamos juntos. E aí ele rezou o rosário de todos os nomes de nossas agraciadas professoras. Começou pelos nomes das que já tinham falecidas e terminou com aqueles nomes das últimas que tinham visto recentemente.

Depois ele foi desabafar suas frustrações: “meu filho morreu afogado. Meu pai e minhas tias também morreram. Fiquei só. E me aposento o mês que vem. Um salário mínimo apenas que vou receber, não é?!”

E nisto vi que carregava nas costas instrumentos braçais. Ele possuía uma aparência de quem havia sido carcomido pelo labor pesado.

Prosseguiu:

-Você é professor, não é?!

Foi quando eu lembrei que alguns anos atrás o mesmo sujeito havia me pedido ajuda porque seu filho passava fome. Percebi que ele queria apenas um aperto de mão, um desabafo e dizer que era alguém sofrido.

Apertou-me a mão e foi andando.

E eu fiquei com a mente cheia de inquietações das quais a mais simplista foi:

- O que é a vida? Por que, se para nós ela parece tão apertada, para outros ela é ainda mais ácida e árida?

Reclamamos tanto por nada frente ao que outros vivem. Diante de situações assim parece até que fomos privilegiados – e mesmo assim reclamamos.

Chegamos até sentir uma ponta de culpa pela má sorte alheia.

E nos vem reflexões tolas e idiotas querendo justificar: “A vida é um tubo pelo qual temos que passar. Para alguns este tubo é liso e pouco desgaste provoca. Para outros este tubo é um ralo que não só rala, mas rasga e tritora.”

A vida é um desenrolar de sucessão de processos, um mistério.

O grande mistério é o desenrolar da vida que cada um tem que viver: opção, decisão ou acaso? Sorte ou sofrimento?

Siga em paz, J. M.

Leonardo Lisbôa

Barbacena, 22/03/2014.

Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 22/03/2014
Código do texto: T4739283
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.