02 TONS DE CINZA

Homens são de Marte, e as mulheres de Vênus... uma mesma espécie com gêneros diferentes. Uma mulher consegue enxergar tons, nuances e intenções em uma pintura, em uma frase, em um gesto; nós homens somos práticos, praticamente cartesianos.

Não acho que seja uma explicação, mas eu acredito que a maioria dos homens heterossexuais não conseguem lidar com sentimentos, razão pela qual quando eles vem à tona, emergem de forma mais violenta e impulsiva possível.

Para um homem médio comum, não existem cinquenta tons de cinza: ou é cinza claro ou escuro.

A capacidade de lidar com situações também é chamada de sensibilidade... saber chamar a atenção de alguém que amamos sem magoar, ou advertir algum subalterno sem humilhá-lo. Nós homens, temos uma dificuldade intrínseca com isso.

Não fosse a nossa convivência com as mulheres, provavelmente a nossa civilização seria marcial, meritocrata ou simplesmente teria encontrado sua extinção.

Mas invocando muito superficialmente o trabalho de Darwin, nós homens estamos passando por uma evolução forçada: o ritmo de trabalho faz com que o nosso organismo simplesmente não aguente, nos fragilizando tanto física quanto psicologicamente.

Analisando de forma muito fria, é possível constatar que durante milênios, nós homens não evoluímos sentimentalmente tanto quanto nas últimas décadas. Continuamos tendo reações machistas, estipulamos condutas de masculinidade... mas há nos tornamos mais sensíveis.

Não sei se é a rotina, os medicamentos, as novelas da Globo... recentemente, li que a base nutricional de nossa alimentação está entorpecida de progesterona... a minha geração não é mais tão máscula, masculina no sentido macho da palavra. Mas ainda por causa da nossa inaptidão inerente, o máximo que conseguimos distinguir é o extremo entre o cinza claro e o escuro...

Essa percepção feminina – que nós homens adoramos dizer que não entendemos, é realmente algo insondável para nós: por mais que nos esforçamos, somos inaptos na diferenciação de pequenas diferenças, pois nós temos como característica básica analisar o todo, e não por partes.

Minha mãe brincava que essa capacidade, quando bem utilizada, garante uma enorme vantagem estratégica para as mulheres, pois de nada adiante termos a força física – ou não mais tão comumente o poderio financeiro, se temos nossos pontos fracos.

Esses pontos de fragilidade não estão expostos de forma explícita; só com a convivência é que as mulheres conseguem descobrir – apesar de sempre dizerem que todo homem é igual.

Pode ser que todo homem adore uma bunda; mas nem todos gostam da mesma... já com as mulheres é um bem diferente: o sorriso atrai, a empatia... cada detalhe pequeno forma um todo, como se fosse um resultado de uma equação insondável, mas que traz uma resposta.

Talvez a única hipótese em que a expressão “os opostos se atraem” faz pleno sentido é relacionado a essa relação homem x mulher... simplesmente não era para dar certo.

Assim, tentando utilizar palavras no lugar de artefatos místicos, tal como um oráculo, a minha conclusão a série de divagações é simples: nós homens hoje não temos a capacidade de notar cinquenta tons de cinza, muito menos entender certas reações das mulheres – no máximo, compreendemos que vocês estão submetidas a uma carga hormonal muito mais complexa do que a nossa.

Da mesma forma, é possível asseverar, com convicção, que é bem menos complexo para uma mulher compreender nós homens... não falo em julgar nossas condutas ou deslizes, mas saber como lidar conosco... isso é uma vantagem muito maior do que saber diferenciar o magenta do fúcsia (para mim, é a mesma coisa: rosa-choque).

SEBASTIÃO SEIJI
Enviado por SEBASTIÃO SEIJI em 20/03/2014
Código do texto: T4736809
Classificação de conteúdo: seguro