Calor do cão

Provocou muitas risadas a justificativa do vice-presidente da Colômbia para não assumir a embaixada do seu país em Brasília. Disse Angelino Garzon que o seu pastor alemão é muito peludo e o clima quente da capital do Brasil poderia fazer mal à sua saúde. À declaração seguiu-se um pedido de desculpas da ministra de Relações Exteriores da Colômbia, que classificou o incidente como “bastante constrangedor”, especialmente para quem quer ter uma boa relação com o Brasil. Entende a ministra que os motivos pessoais para se negar uma oportunidade como essa devem ser mais relevantes do que a saúde de um animal de estimação. É possível que tenha razão. Mas, da minha parte, concordo com o cachorro. Ou melhor, com o seu dono: em Brasília faz um calor de lascar.

A princípio, sou menos peludo do que um pastor alemão, mas nem por isso deixo de sofrer com o clima quente da cidade. Em grande parte isso se explica por ser eu um homem das neves. Foi mais ou menos isso que tentei explicar à Dona Lúcia esses dias, quando ela me convidou, no momento mais quente da tarde, para um passeio no Parque da Cidade. Ela achou que eu gostasse de sol e que iria me sentir bem andando sem camisa embaixo dele. Não é muito fácil convencer as pessoas de que você não gosta de sol. Isto é, eu até gosto de sol. Mas o sol ameno e pálido como o de uma manhã de outono.

Por coincidência, é justamente hoje que se inicia o outono, estação de melancolias, conhecida pela queda nas temperaturas e pelo amarelar das folhas. Não em Brasília, naturalmente. Por aqui o outono é o início da seca. As chuvas vão diminuindo até que ali pelo fim de maio já não cai mais uma gota do céu. O sol continua ardendo forte, mesmo de manhãzinha, e apenas em dias bem específicos alguém mais atento consegue observar sinais do que se imagina ser, tradicionalmente, o outono.

Depois vem o inverno e, por estranho que pareça, seria aí que o cachorro mais sofreria com as altas temperaturas. É realmente um calor do cão.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 20/03/2014
Código do texto: T4736576
Classificação de conteúdo: seguro