Minha Cunhada e Deus
Minha cunhada e Deus
Minha cara cunhada, a existência de Deus, em todas suas formas, em todos os tempos é indiscutível.
A crença num ser supernatural foi e é imprescindível para a consolidação do processo civilizatório.
O sistema espiritual, de longe, é mais eficaz e eficiente do que os sistemas político, econômico, social e familiar na capacidade de agregar a raça humana. A razão disto pode estar relacionada à sua dimensão perene e absoluta, enquanto os outros sistemas são finitos e de uma fluidez ilimitada!
Outra razão que se pode argumentar em favor da supremacia do sistema espiritual é a sua capacidade de proporcionar esperança.
A imensa fragilidade orgânica da raça humana ao nascer, a transforma em seres indefesos com a necessidade de amparo externo. O ser humano nasce absolutamente carente.
A carência plena cria uma sensação terrível de desamparo e converte cada novo bebe num ser ávido por proteção.
O novo ser, quando corre tudo bem, e esta é a regra, encontra o carinho aliviatório no aconchego do seio materno, inserido num sistema familiar, por sua vez parte aglutinante e aglutinada do sistema humano.
O dilema dos homens é a finitude que, pouco a pouco, se materializa, pondo por terra a onipotência, junto com a persistente falência do sistema humano, reinauguram a primitiva sensação de abandono, tão viva como se tivesse acontecendo agora.
E mais terrível, já não se tem o alívio paradisíaco do ventre materno, nem o reconforto paliativo dos sistemas familiar, social e político, por sua transitoriedade, restando apenas si mesmo, com o que foi capaz de construir para o seu sistema pessoal ao longo do diminuto existir.
Se não suportar a angústia da solidão, a proximidade dos momentos finais, deverá, então, recorrer à crença num ser absoluto!
A crença em Deus, Todo Poderoso, dadivoso da esperança, é a escolha, como regra, da humanidade para enfrentar o desconforto existencial.
A existência de Deus não se discute.
É possível compreender a dimensão civilizatória da crença na existência divina!
João dos Santos Leite
Psicólogo – CRP 04-2674