Uma igreja evangélica

“E esse negócio de dar dinheiro para pastor?”. Ele ri da pergunta, com a qual já está habituado – sabe que nada há de mais sagrado no mundo que o dinheiro. E pacientemente explica os princípios do dízimo e da oferta à luz da Bíblia. Lembra ainda dos projetos sociais – sua igreja mantém mais creches do que o Governo, além das casas de recuperação para drogados. Nela pastor não ganha salário e precisa trabalhar fora para se sustentar. E ninguém vira pastor da noite para o dia: antes é preciso ser discípulo, líder de célula e diácono, etapas com exigências tão rigorosas que apenas depois de anos de preparação se concede o título de pastor.

Ele mesmo é ainda um líder de célula. Todos os sábados reúne um grupo de jovens como ele para falar sobre Jesus. Essa reunião acontece na casa de um deles, o que parece diminuir a resistência de quem não frequenta igrejas evangélicas. Consegue prender a atenção dos adolescentes falando a mesma linguagem que eles e abordando situações típicas de suas vidas. Além dos momentos de oração, há outro em que cada um escreve o que gostaria de pedir ao próprio Deus. Durante a semana, ora-se sobre os pedidos. Quem foi atendido dá o seu testemunho no encontro seguinte. Ao final, há uma confraternização com lanchinho.

Na noite de sábado acontece o culto dos jovens. É com grande animação que participam da primeira parte, composta por canções de louvor e adoração. Durante a pregação, também apropriada para eles, a maioria anota em cadernos as partes mais importantes.

Às acusações de que as igrejas fazem lavagem cerebral, eles respondem com um bispo, fundador da igreja, que é físico nuclear, amante da ciência e grande incentivador do hábito da leitura. Sua esposa tem três formações superiores e sempre ressaltou a importância do estudo para os evangélicos. Foi este o bispo, inclusive, convidado pelo Jean Willys para um seminário sobre homofobia. Mas quem não adota posições extremadas tampouco vira notícia.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 17/03/2014
Código do texto: T4732270
Classificação de conteúdo: seguro