DE GAULE...FALOU OU NÃO?
 
Embora o general Charles de Gaule, herói da resistência francesa contra os nazistas, na invasão da França,onde foi um “maquis”-ainda quando Tenente,no início da 2ª. Grande Guerra Mundial,sempre foi admirado e respeitado no Brasil. Depois,mais tarde, como presidente daquela grande nação, esteve em visita por aqui, no século passado,mais precisamente,em outubro de 64, foi recebido pelo então presidente Humberto Castelo Branco no Rio de Janeiro. Com numerosa comitiva,inclusive jornalistas de diversos periódicos franceses...Atribuiu-se a ele uma frase, que,na verdade, jamais proferiu: “O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO”...
Isso ficou até hoje, e ninguém conseguiu tirar a autoria de Charles de Gaule essa infeliz frase. Era jornalista novo naquela época e trabalhava no ESTADÃO.
A crônica – ao contrário do que se pensa – a princípio não vem para explicar nem para confundir... Vamos aos fatos!
De volta,já na França, indagado oficial e diplomàticamente se teria dito isso, afirmou que jamais faria isso com o nosso País...O assunto seria encerrado. Não foi!!
VERDADE! Recordando:
A comitiva de jornalistas do general de Gaule era heterogênea,ou seja,tinha jornalistas de periódicos de várias correntes ideológicas e matizes... A chamada imprensa “marron” também veio com o presidente francês,indistintamente. Cobertura jornalística total e irrestrita.Para quem não sabe a expressão “marron” vem da tinta e papel de uma imprensa de baixo nível e que hoje significa a que  “explora fatos com sensacionalismo exacerbado e sem fundamentos”...
Ocorreu que no Rio de Janeiro, os jornalistas – sem ética,irresponsáveis e desinformados,nas folgas – à procura de sexo e emoções na cidade maravilhosa fizeram um “tour” exatamente no chamado mangue – onde existia a maior densidade demográfica da prostituição carioca e urbana.O maior metro quadrado de vadias da orla!!Exatamente onde as mulheres desfilavam,pelas calçadas nas noites e madrugadas, com aquelas bolsinhas que não restam a menor dúvida... Não deu outra... Emoções à parte. Franceses na praça  com dinheiro no bolso e cigarros importados, por muito pouco elas se entregavam aos aventureiros,verdadeiros piratas de antigos navios, em mares nunca dantes navegados.
O que os malandros jornalistas passaram de notícias para a França,logo e imediato ?
As mulheres brasileiras vendem-se fáceis por maços de cigarros e aqui tudo é uma bagunça generalizada... Até tinham alguma razão. Isso, quanto às prostitutas. Ocorre que noticiaram as mulheres brasileiras... Todas no mesmo saco ou balaio. Foram em local errado , suspeito, para informar,como se o Brasil fosse uma ilha e ninguém nada saberia...Enganaram-se!!
A comitiva vinha para SAMPA e os jornalistas queriam satisfações dos colegas francesas,pelas difamações da mulher brasileira lá fora!!
Malícia ou maldade à parte, isso chegou ao conhecimento dos jornalistas paulistas, onde de Gaule seria recebido pelo governador Adhemar de Barros,no Palácio Campos Elísios, centro da cidade, não existia ainda o Bandeirantes,do bairro do Morumbi. Depositou flores no Monumento do Ipiranga,quebrando o protocolo,abraçando o povo. De Gaule tinha IBOPE.Fez outras coisas,como mandava o protocolo!
De Gaule tinha mais de 2 metros de altura e ia dormir em São Paulo e o governo do Estado de São Paulo, não encontrava cama e colchão para acomodar pessoa tão ilustre, herói de guerra e chefe de Estado, com aquela estatura,literalmente.
Às pressas foi solicitado ao Liceu de Artes e Ofício a imediata construção de uma cama que coubesse o ilustre visitante.Foi o que aconteceu... Um corre-corre palaciano. Coisa do nosso País. Hoje, não sei onde está essa cama...se virou lenha,se foi para algum museu,ou para a casa de alguém que tem ou tinha a altura do general-presidente francês...Nada se fala a respeito! Recente, o velho Liceu sofreu grave incêndio.Pertence ao ESTADO.O Alvará de funcionamento estava vencido... “No comments”!
Por outro, como era repórter pelo ESTADÃO que cobria os fatos do velho casarão do DOPS de São Paulo, desde a Revolução/Golpe de 64 (entendam como achar melhor), de Gaule tinha um “inimigo” mortal, um militar com residência fixa em Campinas,interior do Estado...Também não lembro seu nome e me poupe o motivo desse suposto ódio – se é que existia ---mas o francês foi surpreendido em casa pelos agentes da Polícia Política, antes do presidente de Gaule desembarcar no País.Não fazia mal a ninguém.Nem brigava com vizinhos... mas, ficou detido,em sala de Estado Maior, em SAMPA, até quando o presidente Charles de Gaule disse ADEUS AOS BRASILEIROS...
De GAULE jamais falou que: “O BRASIL NÃO ERA PAÍS SÉRIO”...      Isso leva a  crer foi obra dos jornalistas sem ética e pudor... Aqueles que estiveram no mangue no RIO DE JANEIRO, em noite estrelada...
A “coisa” pegou até hoje. Em cima  do ex-Presidente da FRANÇA.
O PAÍS MERECE ??
VOCÊ DECIDE!!
LAVO AS MÃOS...COMO PILATOS!