O VOO MH370: AINDA RESTA UMA ESPERANÇA

Segunda-Feira, 17 de Março de 2014

O VOO MH370: AINDA RESTA UMA ESPERANÇA

As últimas notícias envolvendo o desaparecimento do avião da Malaysia Airline, não estão deixando mais nenhuma dúvida de que a aeronave foi desviada por sequestradores.

De certa forma o mundo pode ficar mais aliviado com tal notícia porque, pelo menos, todos os passageiros e tripulantes que fazem parte da lotação do avião estão vivos. Pelo menos em teoria.

Mas é um verdadeiro assombro que com todo esse aparato tecnológico que o mundo possui, ainda não se chegou a nenhuma conclusão sobre o paradeiro do Boeing 777-200 desaparecido. E como se dizia antigamente: "Contando, ninguém acredita".

E uma das coisas positivas nesse imbróglio é que os familiares e amigos das pessoas que estão nesse voo, podem ter novas esperanças de reverem seus entes queridos num futuro próximo. Pois, se o caso é de sequestro, possivelmente terá alguma conotação política envolvendo grupos separatistas, havendo negociações para a liberação do avião, com certeza.

Mas um fato fica evidenciado nessa história. E que os Estados Unidos tome ciência disso. O gasto infinito de dinheiro para evitar atos de terrorismo no mundo, torna-se quase que abstrato porque sempre se conseguirá um novo método de ação para a realização desses processos.

O investimento que os americanos fazem na área militar e armamentista anula-se de forma imediata. Seria muito melhor e mais produtivo - e racional - trabalhar junto ao resto do mundo, com o intuito de diminuir as diferenças nas classes sociais que nele existem. Sem contudo tentar interferir nas políticas dos outros países, nem tampouco querer que os demais países tenham um modo de vida como o americano. Isso sim é que é praticar violência no mundo.

E um outro fator deve ser atentado e observado nisso: O olho grande que os americanos possuem nas jazidas petrolíferas dos países do Oriente Médio. E a história do Iraque ainda não foi devidamente aceita pelo resto do mundo.

Agora, é esperar pelo desfecho positivo do caso desse avião e contar com as rápidas negociações, desde que realmente o sequestro venha a se concretizar, e se possa recuperar a aeronave e, principalmente, as vidas dos 239 componentes desse vôo.

*Em tempo: A citação dos Estados Unidos nesse artigo não quer dizer que este país tenha envolvimento direto ao caso do avião desaparecido. É só uma observação para os muitos eventos violentos que acontecem mundo à fora e que quase sempre tem alguma relação com esse país. Neste caso, o pecado é de uma pequena ilação sobre tal ocorrência.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 17/03/2014
Reeditado em 17/03/2014
Código do texto: T4731989
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.