MEU PAI MENTIA E EU NUNCA ENTENDIA "POR QUÊ?"

“Seu pai é um mentiroso”.... Nossa, perdi as contas de quantas vezes ouvi isso. Porém normalmente, ouvi de pessoas que não conheceram meu pai na juventude. Meu pai foi um homem forte. Cheio de sonhos e promessas, promessas para ele mesmo. Prometera a si mesmo comprar uma fazenda com gado, com um lugar bem grande para plantar. Queria “tirar seu sustento de suas próprias terras, porém o tempo passou e isso não ocorreu. Meu pai é o filho mais velho de uma família de muitos irmãos. E era de um tempo que o filho mais velho assim que completava seus 07 aninhos ia para a roça em companhia do pai para ajudar a “ganhar o pão” e manter os irmãos mais novos. Portanto não tinha o direito de “perder tempo” indo à escola. Ele não pôde ir à escola por ser filho de gente humilde e que precisava de “mais braços” para o trabalho. Sua irmã também não estudou. O motivo da irmã foi outro: Mulher não precisava estudar, pois iria casar e cuidar de marido e filhos.

Então meu pai cresceu. Cheio de sonhos e nenhum estudo. Só a experiência e sabedoria que a vida lhe deu.

Já adulto e ainda analfabeto, meu pai conheceu minha mãe. Minha mãe sabia ler e escrever, pois era de uma família com algumas posses, então, meus avós maternos enviaram todos os filhos à escola.

Na cidade que meus pais moravam não havia trabalho para todos, sendo assim meu pai tinha que se deslocar. Ele sai à procura de trabalho em outras cidades. Para que meu pai se orientasse nas cidades para aonde ia, minha mãe escrevia coisas básicas em uma folha de caderno: HOTEL, PENSÃO, HOSPEDARIA... ETC. Com a folha de papel guardada junto aos documentos, meu pai saia de casa e não se perdia. Sempre voltava. Depois de algum tempo meu pai e minha mãe foram morar em uma fazenda (não era dele, claro).Ele era administrador da fazenda.Porém, depois que eu e meus irmãos nascemos, meu pais voltaram a morar na cidade para que nós estudássemos.Meus pais tinham o orgulho de ver os filhos estudando...

Agora, depois que minha mãe já não está mais entre nós e que eu e meus irmãos somos adultos, olho meu pai já velhinho, com sonhos (ainda, pois são eles que nos mantém vivos), mas meu pai “mente”, ficava triste e não entendia isso. Não quero o magoar perguntando “porque” ele faz isso, então pesquisei:

Ele mente por ter dificuldades de lidar com as próprias frustrações.

Meu pai nunca perdoou os pais deles por não ter tido o direito de ler e escrever.

Meu pai mente por ter medo de ser ele mesmo. Ele próprio não se aceita, pois ele queria muito mais da vida.

Wal Ispala
Enviado por Wal Ispala em 16/03/2014
Reeditado em 16/03/2014
Código do texto: T4731190
Classificação de conteúdo: seguro