O DESAPARECIMENTO DE BOEING BRASILEIRO...
 
Agora que o mundo todo procura o super Boeing 777 da Malasyan  misteriosamente desaparecido em terra,mar e ar asiáticos, com 239 pessoas a bordo, cheio de dúvidas das autoridades,especialistas mundiais e pleno de dores dos familiares pelas ainda supostas vitimas. Justamente,neste Século XXI complexo de tecnologias e parafernálias, um avião de grande porte, não se sabe onde está, como caiu, se caiu, quem derrubou, como derrubou e até mesmo, no mais fino mau gosto, houve quem comparasse a um filme de ficção,cujo nome não sei,mas pelo que deduzi, alienígenas levam todo mundo para longe da Terra, sem nada dizer...coisa paranóica!
A humanidade mostra-se frágil e ninguém resolve coisa nenhuma. Realmente somos frágeis!Depois de 11 de setembro de 2001- tudo pode acontecer! Assim, o terrorismo e a sabotagem selvática ou transoceânica entraram em cogitação pelos países desenvolvidos, em tecnologia entre eles os EUA, a China, a Coréia do Sul, Vietnã,além de outros. Todos procuram um grande avião,  seus passageiros e tripulantes. Nada. Não há nenhum sinal,por enquanto. Parece mesmo ficção.
Não bastam os radares, os “sponderes”, os tablets, as caixas-pretas,os satélites que vigiam todos nós aqui em baixo,os drones...a CIA, a NSA...Edward Snowden, nada disso resolve... O avião da Malasyan desapareceu mesmo, deduzindo que caiu de bico no mar...
Só para esclarecer o meu fiel amigo do recanto- se se joga uma bola de ferro fundido,igual a de snooker,essa "coisa" inocente,  no oceano e, ela vai a 3 mil metros de profundidade... essa bola,pela pressão da massa aquosa deixa a bola num mirrado fio de arame, sem nenhuma expressão.A bola já era... É a pressão dágua sobre a bola...transforma-a num fio sòmente- insignificante. Não estou sugerindo isso com o avião da Malasyan...
Evidente que estamos preocupados,mas o objetivo aqui é outro...                                                                                                   É contar e lembrar a história de uma figura heróica de um piloto brasileiro que devia ter reconhecimento maior , enquanto vivo, não só pela ex-VARIG, mas pela nação brasileira...Embora recebeu em vida a ORDEM DO MÉRITO AERONÁUTICO e foi condecorado pela FRANÇA, ---- o nosso herói- é GILBERTO ARAUJO DA SILVA.
 
 
Em julho de 1973,pilotando um Boeing 707,voando do Brasil para França, com destino a Orly,transportando 123 passageiros,notou fogo no interior do avião.  A fumaça já chegava até as cabines, quando,desesperadamente sem visão- colocou a cabeça para fora –num janela estreita- para melhor enxergar e respirar também.  Aterrissou-heroicamente- a aeronave nas proximidades do aeroporto de Orly, numa plantação de hortaliças. Morreram todos os passageiros asfixiados,entre eles, o cantor –  famoso na  época- Agostinho dos Santos e um ex-chefe de polícia da ditadura de Getúlio Vargas,truculento e  odiado,por muitos. Senador- Filinto Muller. Só 11 pessoas sobreviveram. Os materiais do avião ainda não eram sofisticados e próprios para evitar incêndios...Tudo começou num dos banheiros. Os materiais eram de plásticos de fácil combustão...Hoje a tecnologia é outra.Embora os riscos continuam,nas modernas aeronaves.
GILBERTO ARAUJO DA SILVA teve ferimentos na cabeça e na coluna,fraturando duas vértebras e também o maxilar. Foi transportado para PARIS,onde ficou 17 dias internado.
Só voltou a pilotar em 1974 . Pela VARIG foi impedido de pilotar aeronaves com passageiros... Só cargueiros!!!
Isso para GILBERTO ARAUJO  era o “ fim do mundo” – em termos de injustiça e rebaixamento funcional!!
ASSIM FOI... Numa noite de 30 de janeiro de 1979, o avião cargueiro Boeing 707 da VARIG partia de Narita,em Tóquio,rumo a Los Angeles. Voando após 33 minutos sobre o Oceano Pacífico. GILBERTO ARAUJO fez contato com a torre- no litoral,mas não se comunicou mais, quando estava a 500 km da orla,rumo aos EUA. Estava com 20 toneladas de carga.
As Marinhas norte-americanas e japonesas por meses e meses procuraram o avião cargueiro e os seus tripulantes, Emi Peixoto,os oficiais Evans Braga e Antonio Brasileiro da Silva Neto e os engenheiros de bordo, Nicola Espósito e José Severino de Gusmão Araújo....
Nada foi encontrado. Nenhum sinal de avião ou destroços...
O Oceano Pacífico tem profundezas inimagináveis aos mortais...
Trata-se do  maior mistério da aviação civil brasileira, em todos os tempos,tendo no manche- GILBERTO ARAUJO DA SILVA, um herói de Orly e,por conta da VARIG, piloto de Boeing,707, cargueiro,no Pacífico...
Réquiem a todos os tripulantes.
A vida como ela é!!