"Pior dos Mundos"

“Pior dos Mundos”.

Não, não sou petista! Posso parecer petista, mas nem tudo o que parece é!

Não, não sou flamenguista! Posso parecer um flamenguista, mas... Antes sou Flamengo!

É bem verdade que todos os que me leem – Os meus Causos, as minhas Crônicas, Os meus Cordéis -, umas cinco pessoas, creio, acham que eu sou um petista juramentado. Também é verdade que, aí eu acho que umas, digamos seis pessoas, acreditam que eu seja um flamenguista apaixonado. Ambas as hipótese estão incorretas.

Num caso e no outro, caro instigada por mim, a dúvida faz parte do meu, como direi, sei lá... Do dia a dia?

O viés petista é resultado da minha inconformidade ante o que a grande imprensa brasileira e, agora também, a francesa e a inglesa, talvez em razão da opção brasileira pela compra dos aviões caça sueco, que contrariados, se juntaram à nossa em publicar e julgar como “feio”, toda a administração do PT, agora e nos últimos doze anos. Doze anos de significativas mudanças neste nosso mundo, chamado Brasil.

O “belo”, segundo a mesma imprensa, seria o período das administrações do PSDB/DEM/PPS, agora oportunisticamente aplaudido pelo PSB/Marina, tirados da “naniquidade” (Ufa! Quanta pequenez!) pelo PT. Aliás, Santa Marina, não é uma candidata a Vice, e nem a Presidência ,ela é por si só um Partido político (Fundo Partidário?)

Alguns incautos, de boa fé e sensíveis, embevecido e crédulos, com esse bombardeio midiático negativo, preferem acreditar no surreal do que no real, do que não vêem do no que vêem. Parece que vivemos no “pior dos mundos”, um caos apocalíptico e político!

Proclamam: “Taxa de emprego caindo/ Apagão energético/ Inflação descontrolada/ Saúde, um desastre/ Educação, pior do que a do Chile ( onde ela não é gratuita)/ Apoio diplomático `a “vermelh”a Venezuela... Pior das Copas...Tudo por fazer, atrasos, atrasos”...

Eta país “feio” que o PT está construindo!... “Nas ruas, a desfilar garbosa e constantemente renovada a frota automobilística nacional / Aeroportos Cheios- passageiros com destino a New York!/ Estações Ferroviárias e Rodoviárias abarrotadas/ Rodovias/Estradas congestionadas pelo intenso tráfego- Turismo/exportações/ Nos Portos, navios em fila Haja grãos!... Lares com Luz, TVs, Fogões, Maq. Lavar, Geladeiras cheias de alimentos”... Um “feio” dinâmico, produtivo, cheio de oportunidades...

O “belo” deles foi aquele das passarelas das Privatarias, do racionamento de energia, não apagões ocasionais, da precarização dos empregos com as terceirizações marginais, do desemprego – 13% a.a.,da inflação controlada(?) de 12,5% a.a. Até da criação do maquiavélico “Valerioduto Mineiro”, o “mensalão do PSDB” pai do “mensalão(?)” petista.

O “belo” Brasil deles quebrou em 2000. Tanta perfumaria, tantas plumas – de Tucanos, tanta sociologia principesca... O “belo”, a “beleza” tucana, cansou o país, o “povão” a desaprovou, foi substituída pelo “feio” sem “Complexo Vira lata”. Esse “feio” – o povo brasileiro, perseverante, trabalhador, alegre, acolhedor, sem medo de ser feliz de pés no chão, segurou o tranco elitista, derrubou o tronco, soltou as amarras e desvencilhou-se dele e, por doze anos caminha e esmaga preconceitos. Venceu-os, esmagou as artimanhas do “belo” – Casa Grande... Escancarou a Senzala.

Milhões de empregos, milhões de moradias, milhões fora da linha da miséria... Educação: Universidades e Escolas Técnicas; Saúde: UPAS, Mais Médicos...Tudo gratuito! Este país é considerado “feio”!

O “belo”, de repente murchou como Dorian Gray, no romance de Oscar Wilde, na sua relação com seu retrato, o seu espelho surreal... O encanto do “belo” derreteu-se, pois fora feito de falsas cores...Miríades delas.. “Espelho, espelho meu, tem algum “mundo” mais “feio” do que o meu “mundo””?

O viés flamenguista advém da contagiante alegria de ser parte do “povão”, que muitos acham “feio”, condição que me orgulha, porém, incomoda o “belo”...

Seis vezes campeão brasileiro, trinta e uma vezes Campeão Carioca... Tantas vezes Campeão..

Mas ser Flamengo antes de ser flamenguista, é uma crença de primeiro, gostar do esporte bretão, de Futebol com letra maiúscula, e hoje não vê isso com frequência no país. Mas...

Flamengo... Um chamego: Mengo! Mengo! Mengo!

BNandú mar/2014

BNandú
Enviado por BNandú em 14/03/2014
Código do texto: T4728914
Classificação de conteúdo: seguro