Quem come carne

Sujeito subiu as escadas e quando chegou lá em cima lançou um olhar ao redor, fazendo uma avaliação silenciosa do ambiente. Não deve ter visto nada de especial, pois aquele era um dos restaurantes mais baratos da região. Um daqueles de preço único, sirva-se à vontade, mas também não exagere, porque o exagero custa três reais, e nem pense em repetir, e faça o favor de limpar o prato, porque o desperdício também é cobrado. Em geral, é um lugar frequentado por pessoas menos exigentes e que não querem ter a sua fome limitada por uma balança. A comida nunca é grande coisa, e continua sendo a mesma a cada aumento no preço do almoço. No caixa, o aviso ilegal de que, se a máquina de cartão não estiver funcionando, deve-se pagar com dinheiro mesmo.

Sujeito caminhou até a primeira mesa vazia que encontrou e depositou a sua mochila em uma das cadeiras. Era um senhorzinho de óculos que já devia ter mais de 60 anos. Voltou a olhar ao redor antes de fazer um movimento em direção ao buffet para se servir. A mochila ficou lá, desprotegida mesmo. No meio do caminho parou, se virou para as pessoas que já almoçavam e anunciou, em alto e bom som: “Quem come carne e alimentos de origem animal vive em média 25 anos a menos”. Falou isso e continuou caminhando, como se tudo fizesse parte do mesmo ritual e ele tivesse acabado de cumprir uma obrigação – estavam todos, pois, avisados. Por um momento o restaurante silenciou e, instintivamente, as pessoas olharam para os bifes que comiam. Mas durou só alguns segundos, porque logo em seguida todo mundo olhou para o homem e o deu como louco. Saudável, mas louco.

Sujeito nem percebeu e começou a se servir. Dali a pouco estava de volta ao seu lugar. Próximas a ele, muitas pessoas esticaram o pescoço para ver que tipo de comida devem comer aqueles que não estão dispostos a perder 25 anos da vida. Enxergaram um plato repleto de legumes e verduras. Mas a primeira mordida do sujeito foi mesmo em um punhado de batata frita.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 13/03/2014
Reeditado em 13/03/2014
Código do texto: T4727368
Classificação de conteúdo: seguro