Dois jeitos de viver

E como poderia ser diferente? Ela vinha de uma família numerosa, cheia de irmãos, e ainda moravam com ela dois tios e a avó materna. Isso sem falar nos primos, que volta e meia passavam uns dias na casa dela. À exceção do banheiro, era absolutamente impossível um momento de solidão naquela casa. No geral, ela não via problema nisso, apenas quando se fechava no quarto para fazer as suas orações e logo vinha alguém atrás dela. E tudo gente despachada, que fala alto e bastante. Assim foi criada, assim se acostumou a viver.

Não era nada parecido com o ambiente que ele tinha em casa. Filho único, morava apenas com a mãe, pois o pai havia morrido quando ainda era criança. De parentes próximos, tinha apenas a família de uma tia, que costumava visitar no fim de ano, mas ultimamente nem isso. Sem grandes amigos, acostumou-se a uma vida reservada, passando a maior parte do tempo sozinho em seu quarto. Absolutamente lhe desagradavam a agitação, o barulho, a multidão – tudo aquilo que, enfim, encontrava na casa dela.

Nada mais natural, portanto, que existissem conflitos. Porque ele queria ficar a sós com ela muito mais tempo do que eles conseguiam ficar. E inclusive muito mais tempo do que ela achava necessário que ficassem. Por isso ele estava sempre pedindo que saíssem de casa, que pelo menos fossem dar uma volta, mas nem sempre ela podia ou queria. Para ela era bastante agradável passar uma tarde com a família em casa, ao lado do namorado. Para ele era indispensável ter pouco de solidão para que pudesse agir naturalmente.

E o pior é que às vezes sair de casa também não resolvia. Porque ela tinha muitos amigos e era desse convívio que tirava a sua energia. Ele, introspectivo, fazia a sua própria energia e não estava disposto a cedê-la a qualquer um. No fundo, ela achava que ele era bicho do mato. No fundo, ele achava que não era prioridade para ela. Eram dois temperamentos, dois jeitos de viver. E a única certeza de que não valia a pena insistir.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 11/03/2014
Código do texto: T4724085
Classificação de conteúdo: seguro