E OS HOMENS?

Por que os homens, ao contrário das mulheres, não são cantados em prosa e verso? Culpa da História escrita por eles mesmos? Culpa do patriarcado que dominou por décadas e décadas as relações familiares? Resultado da força física que o fez mais arrojado desde o início da nossa civilização? Seja como for, é cultural mesmo. Desde os antigos menestréis da Idade Média, passando pelos poetas da Idade Moderna, a verdade é que isso se firmou de tal forma que atingiu os tempos atuais. É claro que vemos cantoras, como a Alcione por exemplo, cantando amores, correspondidos ou não, mas são letras intimistas e onde o homem decantado não tem nome. Gilberto Gil até cantou "é João, é José", mas sempre tendo em mira a Juliana, enquanto Chico Buarque cantou João, mas acompanhado da Maria.
Por essas e outras dá para se ter ideia que, apesar de todo o modernismo e do espaço que a mulher conquistou na sociedade, ainda conservamos arraigada em nossa cultura o costume do homem tomar a iniciativa. Embora hoje esteja bem mais fácil para a mulher mandar o homem para aquele lugar, caso não aprecie a cantada... 
                                                                                     Giustina

(imagem Google)
Giustina
Enviado por Giustina em 10/03/2014
Código do texto: T4723376
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.