Oito de Março. Dia de Luta.
Dia oito de março é um dia marcado na história por dor, por luta, por sangue e glória.
Sim, glória. De mulheres guerreiras que sucumbiram nas chamas por estarem no calor da luta. Mulheres guerreiras que transpareceram os anos, que levaram a um novo século seu exemplo de luta. Seu sangue e sua força deixada de herança para futuras guerreias levarem e se lavarem como exemplo e continuarem a luta. Luta diária, luta árdua. Luta pelo Obvio...A mesma luta das chamas, mas que hoje as chamas que nos corrói são novas amarras da mesma opressão.
As flores que recebemos nesse dia, acredito, que as únicas que nos identificam são aquelas com espinhos e ramos unidos. De cores fortes e variadas. Acredito que nossos espinhos, unidos com das outras companheiras, embelezadas pela união, nos deixam mais fortes. Não somos frágeis. Podes dizer que somos como as flores, mas flores de galho forte e com espinhos. Para permanecermos unidas, lutando e nos defendendo de quem queira nos podar!
Somos mulheres, de luta todos os dias. Mulheres. Com o direito de sermos de amarmos quem quisermos. Somos mulheres. Somos flores, somos galho. Somos espinhos, somos cores. Somos ramos, somos sementes. Somos mulheres, guerreiras de direitos. Sempre.
[Ralúsia Nunes- 08/03/2014]