Já passou da hora...

Já passou da hora de brasileiro deixar de ser manipulado pela emoção.

Jorge Linhaça

2014 é o ano da Copa do Mundo (grande coisa) mas também é ano de eleições e poucos se lembram disso.

Então apenas para lembrar que uma coisa pode (e vai), graças à mania do povo brasileiro ou de pelo menos uma boa parte dos pseudos-intelectuais de plantão de misturar alhos com bugalhos.

A moda (nem tão nova assim) é atacar o governo federal por tudo de ruim que parece acontecer em nosso país. Recebo e-mails dos mais diversos quilates com relação a isso.

A grande maioria não se sustenta e sucumbe perante uma análise menos superficial, infelizmente a maioria das pessoas não gosta de analisar nada, apenas repassa o que a emoção pessoal marca como um alarme de incêndio.

O Brasil deveria sediar a copa? Eu creio que não, afinal estamos ainda muito longe de ser um país com uma democracia sedimentada, somos na verdade um país de corruptos que detestam se olhar no espelho e portanto, assim como as donas Marocas, alcoviteiras da vida alheia que se postam nas janelas especulando sobre os seus vizinhos, imaginamos e criamos fantasias que de tanto serem repetidas passam a ter ares de verdades absolutas.

Algumas até são... Mas o problema é que, assim como as Marocas, nossos olhos recaem naqueles vizinhos que nos causam estranhamento e deixamos passar incólumes o que se passa dentro de nossas próprias casas e os atos de outros vizinhos que nos são mais simpáticos.

Eu acho bastante ilustrativo desse condicionamento, o teor de grande parte dos e-mails que recebo sobre política, assim como as postagens nas redes sociais. As pessoas aprenderam a endeusar a Veja e a Folha, portanto tudo que seja publicado lá passa a ser verdade absoluta e o que não é publicado é porque não aconteceu (sic).

Nunca vi tanta falta personalidade conjunta, é incrível o quanto as pessoas se deixam manipular.

Quanto mais raivoso um “artigo” ou mensagem apócrifa, tanto mais curtidas ou repasses ela receberá neste mundo virtual infestado de Marias vai com as outras.

Está mais do que na hora de as pessoas que desejam discutir política ou manifestarem suas opiniões aprenderem a entender como funciona a política neste país onde a democracia apenas engatinha, tentando aos poucos manter-se de pé.

Existem pessoas que pararam no tempo e no espaço, que ainda acreditam em golpes comunistas ou coisa que o valha. Existem aloprados que desejam ter a volta da ditadura de direita por temerem que ocorra uma ditadura de esquerda em nosso país.

Sejamos sensatos, apenas isso.

Vamos supor que determinado candidato ou partido quisesse instaurar uma ditadura “comunista” em nossa nação...

Será que depois de 12 anos à frente do Governo Federal tal ditadura já não estaria consolidada?

Bem, o que vejo é o seguinte, não conheço nenhuma ditadura onde os ditadores ( por meios legais ou não) permitam à oposição investigar, atacar, julgar e muito menos condenar seus pares, portanto estamos longe, muito longe de uma ditadura neste país.

Já nos governos anteriores, todos que tem memória sabem bem que nenhum escândalo era investigado, que todos os processos eram engavetados, assim como continuam a ser nos estados onde aquele partido ainda governa. Inclusive no estado mais rico da união, onde faz 20 anos que nada se investiga sobre a corrupção do governo e , não coincidentemente, estão sediadas a Folha e a Veja cujo jornalismo investigativo ignora completamente todas as denúncias feitas ao tal partido.

Está na hora de acordarmos do nosso eterno cochilo e de nossa vida de gado, sendo conduzidos por A ou B para o matadouro.

Não há NENHUM partido político em nosso país que seja honesto, embora possam existir algumas pessoas honestas em cada partido. No entanto, essas pessoas honestas jamais serão candidatos a cargos majoritários em suas legendas, pois, para tal, precisariam aprender a fazer o jogo sujo do toma lá dá cá que financia as campanhas multimilionárias que visam emplacar este ou aquele candidato. Há inclusive empresas que financiam mais de um candidato para terem a certeza de que receberão o devido retorno após as eleições.

O PT só conseguiu emplacar um presidente depois que aceitou financiamento de campanha de grandes empreiteiras e empresas.

Ou alguém acha realmente que alguém consegue se eleger neste país com recursos próprios ou do partido?

Se acha está na hora de comprar um bom despertador.

Ano passado vivemos um momento histórico, quando as pessoas tomaram as ruas em manifestos pacíficos, para reivindicar seus direitos...tudo ia bem e o movimento poderia até ter encontrado uma maneira de articular-se melhor, focar em meia dúzia de pontos essenciais ao invés das centenas de pedidos manifestos em cartazes e “gritos de guerra”. No entanto, bastou o movimento popular ganhar alguma força e imediatamente acabou infiltrado por meia dúzia de baderneiros insuflados por slogans de ódio explícito e que esvaziaram o movimento.

Alguém, em sã consciência, acredita que esses baderneiros não foram encomendados pelos partidos políticos, direta ou indiretamente? Será que eles apenas “brotaram do chão” sem articulação alguma?

Alguém por acaso não achou estranho que a polícia, principalmente em São Paulo, sempre tão rápida em descer a borracha nos trabalhadores, demorasse “séculos” para chegar aos locais dos quebra-quebra promovidos pelos baderneiros, mas estivesse mais preocupada em “escoltar” a massa de manifestantes pacíficos em sua caminhada rumo ao seu destino?

O mais incrível é que existem pessoas tão distanciadas da informação que acreditam que os tais blackbloks ou seja lá que nome tenham esses canalhas, são um movimento nascido no Brasil para impedir a realização da Copa do Mundo.

Enfim, o texto já está longo demais para a maioria, então vou apenas reiterar o seguinte, antes de emitirem opiniões ou saírem repassando tudo que lhes cai nas mãos apenas por odiar este ou aquele partido, analisem o contexto, informem-se, vejam as fontes, procurem saber sobre a vida de quem faz as denúncias...

Podem ter surpresas bem interessantes, como por exemplo, saber que o Sen. Álvaro Dias saiu de um fortuna de 1,6 milhões declaradas quando chegou ao senado, para uma de 16 milhões em menos de 4 anos, poderá também descobrir que o mesmo tem vários processos contra ele por sonegação fiscal que está construindo mansões em uma das áreas mais valorizadas de Brasília, que deu fim em algumas propriedades suas para não serem arroladas em um processo de pensão alimentícia, etc.

Esse é o mais novo paladino da Moral em nosso congresso.

Resta saber que projetos de lei que favoreçam a população essa criatura algum dia já apresentou. O que ele já fez pela população brasileira?