Prefácio
Eu sou feliz por mil e dois motivos, mas não saberia dizer cada um deles, e nem explicar a quem quiser saber. Nem sequer alguns desses meus sentimentos são explicáveis. E não conseguiria apontar o caminho para o meu sorriso ao andante da rua de cima.
Na verdade, passei por mil e três dificuldades antes de me tornar um alguém sorridente. E não foi tão simples, como possa imaginar. Antes, eu era doente. Um acamado, desistente. Tudo por causa da solidão sem fim, que insistia em me derrubar. Que solidão eu sentia, mesmo rodeado de tanta gente do bem.
E foi entre as idas e vindas de meu sorriso, que aprendi a dar valor até para a solidão. Quando eu insistia em saber onde estaria o caminho da felicidade, deixei de viver. E quando eu desisti de procurar, aprendi a ser feliz. Descobri então que não existe nesse mundo a felicidade plena. Temos que passar por tantas razões de infelicidade, antes de encontrar e viver sob a eterna alegria.
Encontrei a alegria e vivi por meus motivos. Até eles me abandonarem. Não sou mais feliz, pois, pensei que eu não precisava me preocupar com o caminho para a alegria. E ela me abandonou.
Agora, estou em busca dessa diretriz, e prometi a mim que não deixarei jamais de procurar por um sorriso radiante e sincero. Aprendi, então, que não existe o caminho para a felicidade: a felicidade é o caminho!
Mas, antes de ser feliz, deve-se aprender a sofrer. Senão, o seu livro da vida não terá uma introdução à altura. E depois não saberás dar valor ao que te faz feliz.
www.kallil.com