A HUMANIDADE, A LÓGICA E A INFORMÁTICA
Quando ganhei de meus filhos um computador disse a eles que, embora já com 70 anos, iria aprender a lidar com a máquina. Afinal passei a vida toda aprendendo e ensinando, por que agora iria encontrar dificuldades?...Aí uma de minhas filhas disse: "Você não vai encontrar dificuldade porque toda a informática está baseada na Lógica, que é a grande ferramenta de aprendizagem da Humanidade. E você com seus alunos e conosco sempre trabalhou nessa linha!..." E realmente, fora os procedimentos especificamente técnicos, a Lógica vem me ajudando muito. Mas quando estou aprendendo, procurando sempre estender a mão em busca de ajuda, acabo pensando muito. E daí, dentro da Lógica, começo a me deparar com incríveis paradoxos: Se o conhecimento sabe da eficiência de sua FERRAMENTA, por que não a usa? No próximo parágrafo vou procurar explicar melhor, com exemplos práticos, apoiado na Lógica, é claro!
Vou começar numerando os itens ( alerto que não existe item mais importante) e depois, o caro leitor, se achar a lista pequena ou incompleta, pode continuá-la:
1. Ao necessitar de um trabalhador para ocupar uma determinada função, faz-se um concurso público.Até aí tudo bem... O problema começa a aparecer no momento de escolher o conteúdo que se vai cobrar na prova. Muitas vezes o conteúdo por inteiro ou em partes, nada tem a ver com as atividades práticas da função. E quais serão as conseqüências disso? Alguém de visão (de ganhar dinheiro é óbvio) monta um curso para preparar os candidatos.Preparar, diga-se de passagem, para passar na prova. O importante é passar na prova e não adquirir pré requisitos para desempenhar as tarefas que serão atribuídas ao escolhido. Diante disso observa-se que a Lógica foi utilizada noutro sentido. É uma espécie de colocar gravata pra tirar fotografia. Os exames vestibulares são uma prova viva do que estou dizendo...
2. Ao trafegar pela estrada deve-se (de acordo com a Lógica), observar características do veículo, da estrada,das condições meteorológicas, número de usuários, etc. Então por que a figura do fiscal de trânsito (o guarda)? Por que cada um não pode ser o seu próprio fiscal?...
3. E na política que tem como tarefa a administração pública? Aí vamos encontrar um oceano de leis para proteger o bem comum. Proteger de quem? Tudo não é do Homem? Já ouviram falar de licitações, '"impeachment", comissões, e pra sintetizar: BUROCRACIA? Será que toda essa parafernália não poderia ser deixada de lado se a Lógica fosse usada? Então ficaríamos livres de cenas deploráveis que estamos assistindo com freqüência na imprensa (que mais parece a reedição de um filme que já foi reeditado à exaustão).
Pois bem, como já disse, o leitor pode continuar esta lista, que tenho certeza, não vai acabar tão logo...
O Homem criou a Informática à sua imagem e semelhança. Mas não deu a ela o poder do livre arbítrio. Reservou pra si a onipotência de fazer-se acreditar que o errado (fora da Lógica) é certo. Faz parte da liberdade. Isso a máquina (informática) não tem. Se não é lógico não funciona. E se não funciona, não existe...
Se não fosse a onipotência de desprezar a Lógica em nome do livre arbítrio (liberdade), talvez tudo funcionasse corretamente. O livre arbítrio (a Liberdade), se usado dentro da Lógica seria: Posso viver HARMONICAMENTE com meu Planeta da forma que eu quiser. Sou Livre. E este caminho posso escolher. O Homem seria detentor do VALOR de que ser correto não é uma obrigação, mas um prazer... (Oldack/20/01/010).X