#Compartilhe

#Compartilhe

Quantas vidas são pensadas que são vividas, mas, apenas, são propagandas, pois viver é chegar ao cerne da existência. O sorriso é compartilhado com milhões e a comida é degustada, sem sabor, pela máquina fotográfica- o inanimado prova, primeiro, o gosto do mundo. A alegria é vendida, nas redes sócias, como propaganda de uma possível felicidade.

A farra da vida vazia e a folia da solidão são compartilhadas, curtidas; a vida sem vida é vivida! A impressão que se tem é que é preciso compartilhar para que a felicidade se consuma. O aval dos comentários e as curtidas irão dizer se, realmente, há felicidade ou não. A vida pulsa mais e vive mais nas redes sociais – é o que parece.

A rotina é exposta, o amor é propagado, a tristeza é compartilhada; mas, os muitos amigos sorriem com as dores alheias, choram com a felicidade do outro e escancaram a rotina publicada. Não há solidariedade sem o toque do afeto e o calor dos corpos se encontrando.

O engraçado, nessa Babel de publicações, são as indiretas diretas que são ofertadas, a todo tempo. - Eu não te amo mais! Mas, sempre, lembra-se da pessoa amada, por quê? Eu Já te esqueci! Mas esqueceram de avisar para o coração também esquecer! Os recados são escritos para um destinatário, mas é preciso a coletividade ler para testemunhar o que se diz. O toque e os olhos nos olhos foram substituídos pela janelinha ao lado.

As redes sociais servem para consulta e para exposição; a vida é vivida por vários e não é vivida por muitos - paradoxo. A foto da roupa, a comida na mesa, a festa de logo mais e a aprovação de todos do outro lado darão o respaldo para a vida. O choro é chorado, mas não é sentido pelo outro; o sorriso é divertido, mas não faz o “conectado” gargalhar. O sentimento passou a ser sentido no coração da máquina – cartesianismo?

É importante o marketing da vida, caso contrário, a vida não vive. O cardápio tem que atender aos adicionados, senão, a mesa ficará vazia na degustação on line. O mundo está em uma tela e a vida é uma novela reprisada – real e escrita – logo após a sua execução. Ah, e os intelectuais de fragmentos! Citações e frases feitas enriquecem a leitura e completam a “Barsa” dos internautas.

A vida é vivida no real e na net e passou a ser vigiada, com permissão, pelos carentes da própria vida. Conecta-se o mundo na tela do computador e bloqueia, lá fora, a vida.

- “Adicione-me”! E a vida pede para ser adicionada.

Mário Paternostro