1 - SEM CHEQUE ADMINISTRATIVO É XEQUE MATE
SEM CHEQUE ADMINISTRATIVO É XEQUE MATE
No tabuleiro da praça os dois idosos jogam xadrez e lá vem o grito:
- Xeque mate! - o rei adversário tomba, nada demais a não ser a contrariedade do perdedor e assim vai a tarde, o perdedor sai e entra outro idoso.
Logo ali na fila do banco idosos esperam para receberem as aposentadorias miseráveis da previdência, aposentadorias miseráveis sob controle do fisco, mesmo avisados eles saem desatenciosos lendo o contra cheques na esperança de surpresas agradáveis.
No mesmo banco rotineiramente cheques sem fundos são carimbados e recarimbados dando uma má reputação ao cheque, dai sendo tratados pejorativamente, cheque bate e volta, cheque borrachudo, cheque voador, e tantos outros, mas há alguns procedimentos que podem torná-los documentos seguros, claro com um pedágio, de aproximadamente R$ 25,00 assim o recebedor tem a certeza que ele é garantido pelo banco, além de não pesar nada, não fazer volume e não chamar a atenção.
Mesmo assim há pessoas que rotineiramente preferem retirar somas vultuosas na boca do caixa levando-as com mais diversos pretextos, ou seja, para pagaram os funcionários diretamente na obra, sob a desculpa de não terem conta naquela agencia e assim por diante, sabendo disto quadrilhas se especializam e assaltam os amantes do cheiro do dinheiro vivo não raras vezes tirando-lhes a vida.
Será que os pretextos são estes, ou seria um único: escapar do fisco?
Como pode alguém desprezar a própria vida por motivos não muito claros?
É a morte do rei, não por xeque mate, mas por falta de um cheque administrativo!
Do Livro a força de cada um - 2013, 2014