Um presente para ANTONIA
(Mais jovem usando blusa sem manga,
diferente de um ano atrás).
Uma das maiores virtudes é a GRATIDÃO.
Estive passando próximo à casa de Antonia, em um sítio próximo a uma cidade da região do Curimataú paraibano. Foi exatamente no dia 11/01/2013 quando avistei-a pela primeira vez. Precisávamos de informação sobre o endereço de familiares de meu cunhado que estava aqui a passeio (reside no RJ).
Chegando junto à casa de Antonia.
Desconfiada ouvindo o pedido de informação.
Indicando o caminho
Na foto (1ª acima) um sorrisão quando pedi-lhe
para fazer a foto.
Na foto (1ª acima) um sorrisão quando pedi-lhe
para fazer a foto.
Mais uma vez (em 07/01/14) estivemos lá, fomos até a casa da mesma. Fiquei admirada pela acolhida carinhosa, com seu olhar bondoso, feliz e cheio de gratidão por nossa visita. Antonia é uma mulher bastante simples, agricultora, casada há mais de 40 anos com agricultor. Mãe de 10 filhos, todos de parto natural, e avó de 20 netos. Em casa ainda moram dois filhos (já rapazes). Essa casinha humilde foi sua morada por mais de cinco anos. Atualmente reside ao lado em uma moradia mais digna.
Antonia fez questão de nos servir mousse de maracujá e nos presenteou com um pouco de farinha de milho, preparada por ela mesma, peneirada ali em nossa frente. Ela ficou tão alegre com nossa presença que, se pudesse nós teríamos ficado lá o resto do dia.
Mulher, negra, agricultora, analfabeta e de condição bastante humilde, pessoas assim não são valorizadas como deveriam, pela sociedade. Acredito pelo que pude ler em seu olhar e através das palavras que ouvi da mesma, que nossa visita foi para ela um verdadeiro presente!
As fotos foram no momento da primeira visita. Veja esse olhar "desconfiado" quando nos aproximamos. O riso foi depois que nos apresentamos (mesmo sem sair do carro), e pedi para fazer a foto rs.
Prometi retornar para conhecer melhor sua história.
Percebi que eles tem um trabalho bem interessante na agricultura, irrigada com água da cisterna, benefício que receberam quando foram sorteados por um projeto que veio de HAVANA/CUBA.
A esse casal maravilhoso, formado na escola da vida, pessoas verdadeiramente guerreiras, trabalhadoras, honestas, inteligentes e cheias de sabedoria, além de amor e humildade - A eles, toda minha admiração e respeito.
Sei que vão ficar ainda mais felizes quando eu retornar no próximo mês de janeiro e lhes contar que publiquei um pouquinho de sua história.
Ísis
Fico devendo as fotos no campo, mostrando um pouco do seu trabalho.