SANTADA V – CATANDO CAVACO

Domingo (23/2/2014) na feira provei um caqui chocolate tão escuro (negro) e tão doce que resolvi guardar as sementes. Mas moro em apartamento e não tenho sítio (já tive e com ele duas grandes alegrias – quando comprei e quando vendi). Lembrei-me de meu irmão que mora na região noroeste do estado de São Paulo e tem um pomar para curtir com várias frutas que lá se deram muito bem. Ele aceitou e eu na sexta feira (dia 28/2/2014) fui enviá-las pelo correio. O tempo ameaçava uma chuva forte, então apressei o passo e ao atravessar a rua tropecei numa “tartaruga” (sinalizador de trânsito chumbado no asfalto) e fui catando cavaco até dar uma cabeçada num carro que estava estacionado do outro lado da rua. Fiquei estendido no asfalto, consciente. Uma pessoa não conhecida minha correu para me socorrer e perguntou-me:- Como o senhor está? – Não se preocupe, estou olhando trânsito. Outras pessoas também correram para me acudir, entre elas o jornaleiro em cuja banca compro as palavras cruzadas e um morador do meu condomínio.

Consegui me levantar e sentei-me na soleira de um restaurante que existe no local. Sentia uma forte dor no pescoço onde tenho duas hérnias de disco e a dor irradiava pelos tendões da coluna, ombros e braços. Esqueci-me até da dor na cabeça. Imediatamente procurei mover a cabeça e os braços. Eu estava com os movimentos normais, mas bem doloridos. Uma das pessoas que me acudiram disse:

- Ainda bem que não vinha nenhum carro.

O meu vizinho disse-me:

- Santo, você ia ao correio? Não quer deixar isso para depois e vamos para casa? Eu te acompanho, não é bom você continuar sozinho, mesmo que dê para você andar.

- Então eu disse: - É muito bom ouvir e acatar conselhos, vamos sim. Obrigado pessoal pela ajuda e preocupação. Vou para casa acompanhado.

- No caminho o Ézio me perguntou: - Santo, você não está tonto?

- Não, disse eu. Bem, para tirar a prova, vou fazer um quatro (teste de equilíbrio para bêbados).

Fiz, estiquei os braços e tudo estava bem.

Enquanto caminhava, outras dores começaram a aparecer. Ardiam os joelhos, então levantei a calça jeans e lá estavam duas grandes raladas, maiores que uma moeda de um real, não sangravam (ainda bem). Só pensava a dor que eu ia sentir nas costas quando o corpo esfriasse. Fratura eu tinha certeza que não tinha acontecido. Pelo movimento dos braços e do pescoço, eu senti que estava com torcicolo. Durante o almoço, quando apoiei o cotovelo sobre a mesa, senti uma tremenda dor. Foi a pancada quando caí após ter batido no carro. Caí com o lado direito. Eu já tinha passado Cataflan da cabeça à cintura. Após o almoço tomei um comprimido de Cataflan, coloquei meu colete cervical e fiquei imóvel no sofá que até cochilei. Fui deitar-me às 21:30 horas com colete cervical e tudo. Mas não consegui dormir, então tirei o colete cervical para melhor me acomodar. Doía um pouco, mas dormi e hoje quando acordei, estava melhor de que quando deitei. Ardeu a cabeça quando molhei, percebi que foi uma ralada. Tomei o Cataflan e fui ao Correio, ou seja, fui fazer tudo o que era para ser feito na sexta feira, com muita calma e atenção. Conversei com o jornaleiro e ele ainda me disse:

- O senhor teve sorte de bater no para-lama do carro que é de plástico, pois se ali não estivesse o veículo, o senhor iria bater a cabeça no chão e ralar o rosto no asfalto. Tenho certeza que o estrago seria maior. Mais sorte ainda porque não vinha nenhum veículo.

Torno isso público revoltado com o Detran-sp e pergunto:

Por que tiraram a faixa amarela que ali existia e colocaram “tartarugas”? A engenharia de tráfego não pensou em consultar a engenharia de segurança? Fazem tudo a olho. Se pensarem em economizar a pintura de uma faixa, lembrem-se de que a pintura da “tartaruga” também vai gastar. Tenho vontade de xingar, já xinguei!!! O acidente que sofri não foi fatal, mas saí cheio de escoriações e traumas (joelhos, cotovelos, cabeça, lateral direita da bacia, ponta do pé direito, virilha do lado direito). Basta!!! Espero que fique só com isso.

Deixo aqui meus agradecimentos às pessoas que se preocuparam comigo e me acudiram. Ainda bem que existem pessoas que se preocupam com o próximo e que os órgãos públicos pensem melhor quando forem fazer mudanças. Xinguei novamente!!!! (impublicável).

Espero que as sementes germinem e dão gostosos caquis.

SANTO BRONZATO em 01/03/2014.

SANTO BRONZATO
Enviado por SANTO BRONZATO em 01/03/2014
Código do texto: T4711538
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.