Método de Vida

Para viver é necessário estar onde se queira estar, e para isso é preciso Perceber e Interagir. Perceber é um processo de reconhecimento do que é real. O mundo é cheio de fantasias, imaginações e sentimentalismos, portanto perceber é a capacidade de discriminar o real do abstrato. Observo que a gêneses da percepção começa com a verificação dos fatos, é o processo de coletar os dados: Ver, ouvir, farejar e muitos outros tantos sentidos que você consegue praticar. São essas habilidades responsáveis por trazerem os argumentos iniciais para nossa equação que futuramente poderão transformar ouvir em escutar, ver em enxergar ou mesmo doer em chorar. Entretanto há uma inerente deficiência dos sentidos humanos em captar a realidade, criando com frequência ilusões, deficiência que pode ser acentuada com a ação do tempo, mas com técnicas e métodos corretos podemos esquematizar e controlar nossa obtenção de dados, melhorando significativamente nosso desempenho. Mas dados são apenas dados, para a percepção plena é importante converte-los em informação. A princípio parece uma tarefa fácil inerente a qualquer homem com mais de treze anos, mas aprenda que toda informação tem que estar de alguma maneira relacionada a você. A maioria das pessoas transformam dados em um retrato sem personagem ou foco, informações superficiais são incapazes de causa reação, por isso racionalize seus sentidos no alvo e observe com atenção, capte o máximo de dados que puder, lembre-se uma informação é como um quebra-cabeça, se faltar alguma peça ficará difícil consolida-la.

As informações devem ser decompostas em pequenas partes e analisadas, periodicamente auditadas, de preferência usando técnicas com certificados internacionais, depois transferidas a sua formula de vida. Lembrando que formulas é um conjunto de valores e princípios arranjados em um sistema dinâmico que é influenciado por variáveis subjetivas e que sofrem atualizações diárias, embora pareça complicado é esse sistema que você usa para resolver toda e qualquer equação, é na formula que está à solução. Infelizmente não podemos comprar formulas como, por exemplo, da felicidade ou do sucesso, elas não estão em um livro ou muito menos no Excel, e talvez a formula de outra pessoa possa não ser compatível com você. Para descobrir o segredo você precisa chegar a sua matriz e reconhecer sua programação, é necessário cavar fundo e isso pode levar alguns anos.

Um dia você será capaz e logo vai perceber, então será capaz de criar significado para tudo que se ver e para tudo o que se ouve, será capaz de criar consciência de tudo que se senti e o que se traz, em um estágio superior você vai entender o seu propósito e como numa reação química logo o conhecimento será transformado, pois interagir é tudo aquilo se faz, tudo que se cria, escreve, protege, promete e muito mais. Interagir é reagir ao que se percebe, e esta é a principal parte da vida.

Portanto para viver é necessário estar, mas aonde você queria estar? Se estar presente depende daquilo que sentimos, se estar é tão irregular que podemos mudar radicalmente nossa forma, porque somos condicionados aos modos, pessoas e tempo, por isso conseguimos verbalizar (viver). Os métodos te levam pra algum lugar, talvez um bom lugar, mas nunca para o bem-estar, pois o bem-ESTAR está enraizado na capacidade de ser livre, aonde as razões não podem te alcançar.

Chegarão momentos da vida que simplesmente não existirão mais métodos, apenas a incerteza do fato, você precisa apenas soltar o galho que te segura, porque é ele que também te prende, você precisa mesmo sem asas aprender a pular.

Criado em cima de uma árvore às margens do rio Piracicaba

Cristiano Oliveira Santos
Enviado por Cristiano Oliveira Santos em 27/02/2014
Reeditado em 11/04/2014
Código do texto: T4708966
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.