Uma lei, uma norma, um decreto

Faixa de pedestres, porque senão ninguém vai deixar que atravessem na nossa frente. Semáforo, porque senão todo mundo vai achar que tem preferência no cruzamento. Lombada eletrônica, porque senão ninguém vai diminuir a velocidade. Lei seca, porque senão a gente vai beber e dirigir. Faixa exclusiva para ônibus, porque senão ninguém vai dar espaço para eles. Banco preferencial para idosos, gestantes e deficientes, porque senão deixaremos que viajem em pé. Aviso para aguardar o desembarque, porque senão entraremos antes que qualquer um consiga sair. Vagão exclusivo para mulheres, porque senão aproveitaremos para nos esfregar nelas.

Câmeras de segurança, porque senão estaremos livres para cometer um crime. Aviso para se identificar na portaria, porque senão ninguém terá controle sobre o que fizermos. Detector de metal, porque senão entraremos com uma arma de fogo. Alarme na porta da loja, porque senão sairemos sem pagar. Lei Maria da Penha, porque senão espancaremos nossas mulheres. Lei do Silêncio, porque senão não deixaremos ninguém dormir. Leis trabalhistas, porque senão iremos explorar nossos funcionários. Polícia, porque senão acharemos que tudo é permitido. Cadeia, porque senão nos sentiremos imunes. Inferno, porque senão ninguém achará que precisa fazer o bem.

Patrimônio histórico, unidade de conservação, reserva indígena, quilombo, comunidade ribeirinha – porque senão a gente passa por cima. Grades, cones, cordão de isolamento – porque senão a gente invade. Cotas sociais, étnicas ou de gênero – porque senão a gente não oferece oportunidade. Direitos humanos, autorais, do consumidor, dos animais, das domésticas – porque senão a gente faz o que bem entende. Aviso para não fumar, não estacionar, não buzinar, não usar celular, não jogar lixo, não pisar na grama – porque senão será exatamente isso que vamos fazer. Uma lei, uma norma, um decreto, um mandamento – porque senão ninguém vai fazer o que acha correto fazer.

milkau
Enviado por milkau em 27/02/2014
Código do texto: T4708715
Classificação de conteúdo: seguro