NEM TUDO NESTE PAÍS É CULPA DIRETA DOS POLÍTICOS

NEM TUDO NESTE PAÍS É CULPA DIRETA DOS POLÍTICOS.

Jorge Linhaça

Claro que nossa classe política é composta de vermes rastejantes, de necrófagos que se alimentam dos cadáveres de sonhos e esperanças de grande parte da população, quanto a isso não restam dúvidas.

No entanto entramos numa espécie de comodismo alienante quando culpamos apenas e tão somente esses irresponsáveis por todas as mazelas da sociedade atual.

As ruas se alagam com qualquer chuva mais pesada? Culpa do governo que não toma providências!? E você que joga lixo nas ruas, entupindo os bueiros, não tem responsabilidade nisso?

Nossa juventude se tornou parasitária e arruaceira, preguiçosa, intransigente e desejosa da fama e do dinheiro fácil.

Culpa do Governo? Em certo ponto sim, afinal o FHC criou uma lei que proíbe que menores de 16 anos trabalhem e ao mesmo tempo criaram a tal aprovação automática nas escolas para acabar com os altos índices de reprovação que colocavam o Brasil com um dos piores índices de educação do país.

Mas o que dizer dos pais que se omitem da educação de seus filhos? Que se sujeitam a fazer todas as vontades dos pequenos ditadores que criaram dentro de suas casas, comprando não penas o necessário, mas sujeitando-se a comprar roupas de grife, equipamentos eletrônicos caríssimos, mimando-os de todas as formas com presentes e não lhes exigindo nada em troca?

Que dizer de pais que se sujeitam a ter filhos com 30, 40 anos de idade, morando em suas casas sem jamais terem saído dali, sem auxiliarem em nada do sustento da família, apenas pela comodidade de não terem que usar seu salário ( quando trabalham) para manter seu próprio cantinho?

Canso de ver reportagens em que o cara diz que prefere morar na casa dos pais porque ali ele tem de tudo e se for morar sozinho vai ter que cozinhar, lavar, passar, equipar a casa, pagar aluguel, água e luz e isso vai impedi-lo de gastar com baladas, roupas de grife e a outras coisas do mesmo gênero.

Criamos e continuamos a criar gerações de fúteis e irresponsáveis , gerações de pessoas sem valores morais e que desconhecem o que seja responsabilidade. Depois reclamamos que muitos se tornam usuários ou traficantes de drogas, que se entregam ao alcoolismo e à promiscuidade, que viram arruaceiros enfiados em grupos de blackbloks da vida...

Já chegamos ao ponto em que tornou-se comum, independente de circunstâncias em que isso seja realmente necessário, de avós cuidarem e criarem netos produzidos por “ deslizes” de nossos filhos ou filhas, enquanto estes saem para baladas e aventura sexuais em busca de novidades.

Aplaudimos quando nosso filhos e netos dançam “descendo até o chão” com a sensualidade de uma striper, dama da noite, ou garoto de programa, quando cantam músicas que incitam a libertinagem e os maus costumes ( muitas vezes porque alguns de nós fizemos o mesmo em nossa juventude e não temos moral pra cobrar nada diferente) e depois culpamos o governo porque não existe segurança nas ruas para defender nosso filhos que voltam da balada de madrugada.

Horrorizamo-nos quando a violência invade os estádios de futebol e a guerra entre as torcidas organizadas causa mais vítimas fatais, mas não sabemos onde nossos filhos estão e nem com quem, porque é mais cômodo ficarmos assistindo os BBBs da vida e não queremos que nossos filhos sintam-se “monitorados ou constrangidos” porque papai e/ou mamãe ligam para eles quando estão perto de seus “amigos’.

Hoje a maioria dos jovens não quer saber de trabalho braçal, de qualquer coisa que os canse de maneira tal que cheguem em casa com vontade de dormir e “sossegar o facho”. Querem empregos (quando querem) em escritórios com ar condicionado, sem muito esforço físico, onde possam usar suas roupas de grife para impressionar o sexo oposto.

Depois dizemos que a culpa é do governo -nunca nossa- porque somos pais e avós complacentes.

Devíamos ter melhores escolas? Claro que sim, mas de que adianta investirmos nas escolas, nos professores, se os próprios pais não acompanham o desempenho de seus filhos e são coniventes com o seu descaso frente aos professores? De que adianta reclamarmos das escolas quando as usamos como depósitos de crianças e adolescentes, para “termos uma folga” em casa? A responsabilidade da escola é educar nas disciplinas ali ensinadas, já os princípios de boa educação, respeito e responsabilidade cabem aos pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes.

Não adianta querer transferir aos outros a culpa pela nossa própria indolência, de nossa falta de atitude, pelo comodismo e desleixo que temos ao educar nossos filhos e/ou netos.

Nenhum governo no mundo é capaz de resolver os problemas sociais enquanto seu povo não tomar em suas mãos a sua parte na responsabilidade de tudo isso.

Não haverá nenhum governante que apareça com uma vara de condão e resolva tudo num bibid-bobidi-zum...

Queremos mudar REALMENTE a sociedade? Eduquemos nosso filhos, não como cordeirinhos mas também não como alienados e mimados que jamais farão algo que não seja cobrar da sociedade aquilo que não se esforçam por conseguir, já que os acostumamos com a ideia de que se não lhes dão eles podem fazer o que quiserem, desde bater o pé, jogar-se no chão, até afrontarem quem quer que seja até que seus pedidos sejam atendidos.

Uma sociedade só progride realmente com educação séria, e educação deve vir do berço.