CRÔNICA – Era um dia uma quadrilha – 16.02.2014
 
CRÔNICA – Era um dia uma quadrilha – 16.02.2014
 
          Do jeito que a impunidade campeia neste país desmoralizado, o crime de “Formação de Quadrilha” somente vai ser reconhecido pela justiça (que nós não temos) se apresentado o competente contrato assinado pelos malfeitores, com firmas reconhecidas e registrado no cartório de títulos e documentos da jurisdição aonde ela foi formada e/ou atuar.

          Quadrilhas organizadas verbalmente não mais deverão ser julgadas por qualquer juízo do Brasil, nem mesmo o de primeira instância, aquele que normalmente enfrenta os piores processos no nascedouro, que chamam de “juízo ad quo” que, em situação normal, encaminha os recursos para o “juízo ad quem”, de alçada superior.

          No caso da Ação Penal 470, que envolveu os crimes do “mensalão”, não houve a necessidade desse juizado inferior, no bom sentido, eis que nele envolvidas pessoas e crimes de alçada do Supremo Tribunal Federal. Fácil de entender, pois se a matéria fosse percorrer as diversas cidades onde os indiciados residem ou trabalham jamais teríamos um resultado final para esse imbróglio todo, que sujou a nação brasileira.

          Mas aqui pra nós e para o mundo todo: Os nossos juízes de origem, aqueles que pegam o início da causa estão dando verdadeira aula a alguns de nossos mestres do Supremo Tribunal Federal, fato que está claro e evidente, porquanto estes são acometidos de dúvidas e incertezas, sem perder de vista que não têm a prática de quem vem lá de baixo. Alguns e muito poucos tiveram a sorte de sofrer do pão que o diabo amassou, e hoje são doutos no assunto. Além do mais, em trabalhando vizinho ao Palácio do Planalto fica bastante fácil de deduzir o quanto de pressão que esses supremos devem sofrer de quem está no governo, ainda mais em tempo de eleições para os postos de governador, senador e presidente da república.

          Hoje, por exemplo, em tive a infelicidade de ver e ouvir um ministro dando o seu voto pela absolvição de uma dezena de condenados pelo crime de “Formação de Quadrilha”, sendo que seu raciocínio vai ser seguido por alguns colegas seus e amanhã, dia da votação, aquilo que parecia ser o final da impunidade de gente grande, de peixe graúdo, vai cair por terra e as penas reduzidas, a ponto de poderem causar até mesmo a mudança de regime para o “aberto” ou mesmo a soltura de alguns que se acham cumprindo penas privativas de liberdade.

          Eu cheguei a mandar um e-mail ao doutor Joaquim Barbosa (abaixo transcrito), na mesma hora, sugerindo que renunciasse a esse cargo, porquanto em nada está contribuindo para o seu sossego; que entregasse a presidência do órgão ao seu substituto, que foi, juntamente com um colega, na linha de praticamente absolver esses condenados que puseram o dinheiro do cidadão brasileiro nos bolsos, assim como se advogados de defesa. Está na hora de ser mudado o esquema de nomeação dos membros de todos os tribunais superiores, numa primeira leva, e depois de todos os tribunais de quaisquer espécies que funcionem em nossa pátria. Não me parece lógico e nem lícito que o presidente da república faça essas escolhas. Penso que mais pessoas deveriam participar do processo, tais como o Ministério Público, as unidades da Ordem dos Advogados do Brasil, Advogados em exercício, Associações de gabarito e de todas as camadas da população, etc.
 
 
"Recife (PE), 26 de fevereiro de 2014
 
 
Exmo. Sr. Dr. Joaquim Barbosa, boa noite.
 
Com o voto político desse ministro do governo, que será acompanhado por outros e até já está ratificando votos anteriores, penso que o STF vai ter de absolver alguns desses larápios que estão presos por “formação de quadrilha”, talvez por não terem deixado um contrato por escrito, registrado em cartório de títulos e documentos da jurisdição competente.
 
Se eu fosse o senhor não me alteraria. Fazia uma carta renuniando a esse cargo, que para o senhor não é nada, pouco importa na sua trajetória de homem honesto e cumpridor de seus deveres. Então o Lewandowkski assume e manda soltar todo mundo. Eu teria dito ao ministro que falou por último o seguinte: O seu voto muito me envergonha e ao Supremo também.
 
É por essas e outras que tenho vergonha mesmo de ser brasileiro.
 
Meu fraternal abraço.
 
Ansilgus".

          Como cidadão brasileiro em gozo de meus direitos, se é que os tenho, posso exercer a cidadania e concordar ou não com os votos de qualquer ministro seja ele de onde for. A minha opinião é garantida pela Constituição, essa colcha de retalhos que temos a conduzir os destinos do país, que é rasgada cada vez mais a cada dia que se passa.

Bom que soltem logo os pobrezinhos, até por que estamos próximos das eleições e eles podem dar sua ajudinha em favor dos candidatos do governo e de seus aliados, e já na próxima, daqui a dois anos, poderão voltar ainda mais fortes como candidatos a deputados, prefeitos e vereadores; e podem anotar: Ganharão com a mais absoluta certeza.

Fico por aqui...Meu abraço.

Em revisão.
Ansilgus.
Interaações:


 26/02/2014 20:49 - Esther Lessa
Querido poeta! Sua crônica é de uma verdade!... Fico indignada com a situação em que o PT nos jogou. Nenhum respeito à Constituição. Infelizmente, ele veio pra ficar. O partido tem todas as estratégias para a permanência no poder. Depois do mensalão, com todas as benesses incompreensíveis, eu já não espero mais nada. Ou melhor, eu espero tudo. Só faltava agora beneficiar os ladrões com a descaracterização do crime de formação de quadrilha. As pessoas honestas ficam de pés e mãos amarrados, sob a zombaria e o escárnio a que são submetidas. O próprio ministro Joaquim Barbosa não consegue muita coisa contra essa medonha quadrilha. Deus nos Abençoe, querido poeta. Grata pela visita. Volte sempre. Abraços da Esther Lessa.

27/02/2014 08:19 - lilla wood
Estamos sendo governados por pessoas que não tem interesse algum em administrar e melhorar o país. Só querem se dar bem. Utilizam jogos de palavras para deixar a população dividida como se "povo" não fossemos todos nós. Não sou articulada o suficiente para poder fazer um comentário convincente, mas concordo com a sua crônica, triste verdade. Muita luz.
 
01/03/2014 14:25 - Eyshilla
Boa tarde Ansilgus, Uma Crônica perfeita!Já estou perdendo a esperança de melhoria no combate aos desmandos, a corrupção. Não sendo tão entendida do assunto como você, "enxergo" o absurdo das absolvições pela formação de quadrilha.O Ministro Joaquim Barbosa um bem intencionado que disse "ser uma tarde triste" essas absolvições.Votei na Dilma,confesso.E como eu,a maioria das pessoas.Estão fazendo "vaquinha" para ajudar os mensaleiros a pagarem as suas dívidas ao Estado;o que você quer mais!?! Brasileiro, muito bonzinho! É aí que aquele advogado diz quando é algo ilícito que passa por lícito:- Ah, estamos no Brasil, vale tudo! Felicidades.
 
01/03/2014 02:38 - Giustina
É lamentável, para não dizer repugnante, o que estamos assistindo em termos da dita Justiça neste País! Vergonha nacional e, quiçá, internacional, o baile que estão fazendo no Supremo! Não vejo, sinceramente, uma luz no final desse túnel que abarca o Brasil. Uma quadrilha organizada e legitimada tomou conta de todas as esferas governamentais e seus tentáculos abraçam nossos Juízes naquele que deveria ser o exemplo de retidão e caráter: o STF. Estou desiludida, desanimada, enojada! Grande abraço, meu amigo.
 
28/02/2014 20:16 - magda crovador
Boa noite, caro amigo. Sua crônica está um primor. Quando ouvi o Dr. Joaquim Barbosa falando com uma voz muito calma, olhando nos olhos de cada um, senti vergonha e indignação. Tive medo que ele fosse enfartar e pensei a mesma coisa que você, pois deveria deixar o cargo. Com o caráter de escol que tem não precisa se misturar com esta corja. Já que nada é sério no Brasil solta todos eles. Estava vendo a mordomia na prisão desta classe despudorada, pois há uma diferença gigantesca, no que se refere ao tratamento em relação a classe da populaça. A História se repete o pão e circo do Império Romano. Aqui deixo uma frase do inesquecível Abraham Lincoln, dos Estados Unidos. "Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo." Bom carnaval. Parabéns. Beijos de LUZ.
 
28/02/2014 18:22 - Fátima Burégio
Você acredita amigo, que passei na tua escrivaninha apenas para ler teu desabafo genuíno acerca da triste decisão? Falou todo o que muita gente tem desejo de dizer e sufoca ou se omite. Forte abraço, brasileiro cabra da peste!
28/02/2014 12:03 - AnnaLuciaGadelha
Querido amigo, você expressou com maestria verdades inquestionáveis sobre a atual situação política do nosso país. Também fico indignada com a situação que o PT deixou o Brasil! Parabéns pela sensacional crônica. Abraços

27/02/2014 19:35 - sergiomarcio
Se um pai de família invade uma plantação de frutas ou algo parecido, junto dos próprios filhos, para comerem, matarem a fome, serão condenado 20 anos de prisão, por roubo e formação de quadrilha... mas roubarem o país, desviarem milhões dos cofres públicos, dinheiro desse povo sofredor, que paga imposto ate para ir ao b..., esse ladrões têm tratamento VIP, celas especiais ,toda mordomia, é demais para mim....prefiro ir para a Palestina....Um abração, meu compadre...
 
04/03/14 14:17 - Esther Ribeiro Gomes

Excelente crônica que eu assino embaixo, caro Ansilgus! Quadrilha não
é só essa que surrupiou o dinheiro do povo em meias e cuecas
(vergonha!), quadrilha também é essa corja que domina o Supremo, que
passa por cima das leis e da justiça a mando dos seus 'protetores',
para favorecer esses bandidos travestidos de políticos! Se eu fosse o
Ministro Joaquim Barbosa, renunciaria!Sinto vergonha do meu país que é
o Reino da Impunidade! Beijo e Paz, Esther.

 
10/03/2014 15:41 - Jacó Filho comentou....grato:
O PT vem aparelhando o estado em todas as suas instâncias, e começou mesmo antes do partido ser oficialmente criado, e agora tomou de tudo, incluindo o Supremo Tribunal Federal, que a meu ver, ora em diante, só condenará os adversários... Não existe oposição, pois o Socialismo trabalha a formação cultural do país desde 1960, e a ditadura não atentou pra isso, mandaram os BOIS DE PIRANHA, pro Araguaia, e os mentores do processo tomaram a mídia e as escolas, em todos os níveis, fazendo uma verdadeira lavagem cerebral, ao ponto que na cartilha do PT de hoje, só são cidadãos dignos de seu reconhecimento, criminosos, prostitutas e demais minorias, que não paguem impostos... Quem ganha mais de um salário com carteira assinada passou a ser da execrada Elite Burguesa, e tem do Estado o total repúdio... Se nada for feito com URGÊNCIA, seremos muito breve a próxima Venezuela... Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos ilumine... Sempre...
 
ansilgus
Enviado por ansilgus em 26/02/2014
Reeditado em 10/03/2014
Código do texto: T4707694
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.