QUANTO VALE SUA IDEIA?

Você já pensou em algo criativo que poderia ajudar pessoas ou empresas de alguma forma? Se a resposta for sim, por que não a colocou em prática?

Não é mais inusitado vermos negociações onde grandes players adquirem empresas que conseguem faturar fortunas com estruturas extremamente enxutas. Nos tempos modernos, onde a geração “Y” já cresceu e agora possui também a chancela do empreendedorismo e aliado com o entusiasmo da geração “Z”, os jovens empreendedores mostram uma capacidade admirável de operacionalizar ideias que antigamente era quase impraticável e torna-las verdadeiros cases no mundo dos negócios.

Como não poderia deixar de ser, isso acontece cada vez mais no segmento da tecnologia, segmento esse que consegue abranger um público imensurável através da rede mundial e não necessariamente depende de grandes investimentos o que viabiliza muitos projetos.

O Irresistível WhatsAPP, ferramenta que inovou a forma de comunicação entre as pessoas, atraindo público de todas as faixas etárias e que anda preocupando muitos executivos de empresas de telefonia móvel no mundo, foi vendida ao jovem empreendedor Mark Zuckerberg (Criador e Presidente do Facebook) pela bagatela de USD 16 bilhões.

Outro exemplo é o GPS social Wize utilizado por 47 milhões de usuários e que está entre os 5 aplicativos mais utilizados em smartphones. O APP mapeia informações enviadas pelos próprios usuários em tempo real, passando as condições de trânsito e informações importantes aos motoristas. Desenvolvido por uma empresa de Israel, o aplicativo foi vendido ao Google por aproximadamente USD 1,3 bilhões.

No mundo dos negócios, onde constantemente a melhoraria na relação “custo x beneficio” é um dos principais objetivos dos gestores, o que dizer de uma empresa que possui apenas 55 colaboradores, 450 Milhões de clientes satisfeitos e é vendida por USD 16 bilhões???

Obviamente estamos falando no possível case da década, mas aprendi que temos que nos espelhar nos melhores na busca de nossos objetivos, então... ai está um prato cheio para os motivados.

Repare, ao conhecermos produtos ou empresas de sucesso “repentino”, pensamos: - Como não pensei nisso antes??? Mas te digo: - Ai que está o problema, não basta pensar!!! Temos que correr atrás, temos que viabilizar.... na maioria das vezes, temos o insight, mas e para viabilizar? O dia a dia é cruel, nossas atribuições rotineiras nos toma muito tempo e nos inibe a novas tentativas e para ajudar nosso comodismo é realmente impressionante.

Mas deixando as lamentações de lado, temos que colocar as ideias em prática, com a modernização e o melhor acesso as ferramentas que não exigem investimentos mirabolantes, temos que empreender, inovar, pesquisar, “gastar” tempo em projetos pilotos e principalmente nos capacitar... não se iluda com coisas que acontecem por acaso... os grandes cases, diferentemente do que muitos pensam, foram desenvolvidos por pessoas que se capacitaram e buscaram conhecem a fundo o mercado que atuam, seja ele qual for.

Com certeza os empreendedores de sucesso já erraram, mas também, ganharam experiência e aprenderam com os equívocos, e muitos já conseguiram alcançar seus objetivos e outros, pode ter certeza que neste exato momento estão tentando...

Não tenha medo ou ao menos não limita-se a ele.