O Macaco e O Preconceito

“Os macacos inteligentes – caracterizados com máscaras criadas por Orival Pessini – tinham participação garantida em todos os programas. Sócrates, o filósofo do grupo, vivia constantemente intrigado com as contradições dos humanos. Ao assistir a um anúncio na TV de um carro capaz de rodar a 180 km por hora, ele perguntava: “Mas as leis brasileiras não proíbem que se dirija a mais de 80 km por hora?” Antes que alguém pudesse responder, Sócrates encarava a câmera e dizia: “Não precisa explicar. Eu só queria entender”.
 
Entre uma e outra piada, as tiradas de Sócrates mostravam-se mais inteligentes que as dos humanos, que arrematavam: “O macaco tá certo!”

Quem tiver mais ou menos a minha idade certamente lembra do programa de humor da Rede Globo de televisão de nome Planeta Dos Homens. A sinopse acima eu copiei do site da Globo. Não foi dos melhores humorísticos da Tv Globo mais daria de dez a zero nas porcarias que a Globo apresenta atualmente como programas humorísticos. Humoristas temos, redatores estão em extinção faz muito tempo.

Está escrito na sinopse que o macaco Sócrates vivia intrigado com as contradições humanas. Fico imaginando o seguinte; se os macacos de verdade que habitam florestas, circos, zoológicos, malas de contrabandistas membros de ONGs e outros praças vivessem intrigados com as contradições humanas estariam fadados aos hospícios.

Todos sabemos qual espécie viva é considerada ser humano neste planeta. O homem se orgulha desse título. O título faz o homem superior às outras formas de vida do planeta. Inclusive superior aos macacos. A pessoa ser humano é capaz das maiores atrocidades, seja contra a natureza ou seu semelhante. Mas somos superiores, somos humanos perversos, maus,  corruptos, genocidas, preconceituosos.

E por falar em preconceito: o que leva um homem ser humano da raça negra de pele preta chorar por ser chamado de macaco? Quais crimes hediondos cometeram os macacos para que um homem ser humano chore ao ser chamado de macaco?

Eu nunca vi juiz de futebol chorar ao ser chamado de filho da puta. Eu nunca vi treinador de futebol se debulhar em lágrimas ao ser chamado de burro.

Caro senhor Tinga, porque o senhor e outros jogadores que foram chamados de macacos sentiram-se ofendidos?
Não precisa explicar. Eu só queria entender.
Yamãnu_1
Enviado por Yamãnu_1 em 25/02/2014
Reeditado em 25/02/2014
Código do texto: T4706202
Classificação de conteúdo: seguro