PARADOXOS. CLASSES SOCIAIS.DIFERENÇAS.

A Índia, cultura de soma milenar, é contraditória. Um espiritualismo máximo que divide por classes as pessoas. Embora constitucionalmente abolida a separação, ela pode ser vista nos jornais de curso regular na procura de casamentos. A diferença existe.

A ignorância e a imposição do poder deu nascimento a essa cultura. As castas foram separadas pelos Vedas, escrituras sagradas do Hinduísmo, separou pessoas em organicidade espontânea por seus talentos.

Essas diferenças divisionárias surgiram com os arianos criando sociedade hindu nova, com hierarquias políticas e religiosas. O povo remanescente restou escravo e submetido nas castas inferiores.

As castas configuravam os Brâmanes, sacerdotes encarnando a superior autoridade social, os Xátrias, encarregados do castigo às castas inferiores, os Vaixias que eram comerciantes e artesãos, e os Sudras, servos que serviam aos superiores. Os Párias eram considerados a escória da sociedade, relegados aos trabalhos forçados.

Buda saiu do Nepal decidido a acabar com o escravismo e a divisão. Recluso por anos para libertar-se e viver na plena paz, realizou seu objetivo pessoal, mas não conseguiu seu intento quanto à cultura indiana que persiste. O sistema de castas nas sociedades de um modo geral existe. Com observação superficial se denota esse fato. No Brasil isso é transparente. Não há muita mobilidade social embora assim se queira como verdadeiro ou se pense ocorrer. A interpolação das pessoas demonstra uma inegável diferença em todos os sentidos. O acesso a estamentos diversos de uma frequência linear traz o problema das classes situadas em patamares diversos. É assim em qualquer lugar. O homem não está preparado em regra para ascender nem para descer do que alcançou. A posição social é atribuída ao indivíduo por ocasião do nascimento, independentemente de sua vontade. A pessoa carrega consigo, pelo resto da vida, esse status social herdado de seus ancestrais.

As castas são grupos fechados, cujos integrantes devem se comportar de acordo com normas preestabelecidas de origem religiosa. Em certas regiões da Índia o casamento só é permitido entre pessoas da mesma casta. E como dizer, com suas exceções, que ainda não é assim?

O inquestionável sinal da sociedade estratificada fincou-se na produção feudal vigorante na Idade Média. Max Weber, sociólogo de nota, dizia que o estamento social estava fixado em certos valores, como honra e prestígio social, que por sua vez expressam determinados estilos de vida.

Também Marx entendia que a história da humanidade é “a história da luta de classes”. Para esse filósofo, os conflitos constituem o principal fator de mudança social.

A interpolação de ideias entre distintas formas de estabelecer o processo crítico mostra essas diferenças que nascem de transtornos comportamentais, patológicos ou não, químicos ou naturais, com origem nos estamentos sociais.

Mas permanece a ideia da irmandade que nada dividiu das gentes na oralidade do Cristo, ainda que a insciência não consiga o esclarecimento do que ocorre no mundo.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 21/02/2014
Reeditado em 21/02/2014
Código do texto: T4700394
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.