PENEIRA

Avaliação técnica realizada com a molecada, caça de novos talentos do futebol. Numa jogada e outra acontece à peneira, num toque de letra, brota um craque. Expectativa cresce no peito e nos pés da molecada; Sair do gostoso futebol de rua com as canelas finas, dedos ralados e ganhar o mundo, dinheiro, fama! Mesmo sabendo que fenômenos; Rei Pelé, Ronaldo, Neymar e tantos outros craques, nasce um a cada milhares. O país do futebol tem centenas de times, mesmo jogando num time do “in-Teriôr”, se tem bons salários e a vitrine do futebol. Tem empresário sério e tem picareta. Pais e Mães, marcação cerrada na defesa de seus filhos! A vida não tem preço! O sonho de um craque pode virar pesadelo do crack! Olho em cada lance da transação! O ex-presidente da Ponte Preta, vereador em Campinas e deputado estadual, Lauro Moraes, em sua fazenda aqui, disse a mim e seu Joaquim do laticínio Argênzio que pedia uma força para seu neto, 15 anos, jogar na Ponte Preta, Lauro foi categórico: “Por dez anos fui presidente da Ponte Preta... O futebol e a política foram as piores escolas que passei...” A corrupção da política está no futebol. Tocando a bola para Marcelinho Carioca que realizou peneira no campão para vários times, tempo trinta por trinta, uns duzentos moleques e cinco selecionados. Matheus e Canela trouxeram a peneira da Ponte Preta, uns oitenta, tempo de trinta por trinta. Entre os aprovados, meu moleque, 15 anos e 1,77m, meio esquerda, chamado para lateral direito. O ex-goleiro Doni realizou outra peneira, uma hora, cento e cinquenta moleques. Tempo de cinco por cinco, dez minutos. Dois jovens foram selecionados, Santa Rosa se orgulha de todos, organizadores e aprovados! Todos conhecem a dura rota até o profissional! Boa sorte “meninos da Vila Santa Rosa de Viterbo”! A peneira infla-se o balão do sonho da molecada, principalmente os mais pobres e desfalcados de oportunidades. Enxergam na bola a esperança de um futuro menos doloroso... Antes da bola é imprescindível a ESCOLA! Craque na escola, mestre na bola (?). Senão for craque em campo, seu futuro estará garantido com seu diploma na mão!

PS. Zé Pretinho entende quase nada de futebol, ponta direita foi meia boca e como goleiro, fracasso, tomou nove gols na peneira do Déco Gordo... Do campo para o trampo, com ousadia e coragem nas jogadas duras, tira de letra os obstáculos e marca um gol de placa...

Zé Pretinho
Enviado por Zé Pretinho em 21/02/2014
Código do texto: T4700147
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.