DEUS NÃO É OMISSO!
O mundo segundo Voltaire é o pior dos mundos, e esse pior é em razão das pessoas omissas. Não há mundo sem gentes, com bondades e maldades, por ação ou omissão. Mas Deus não é omisso!
São as omissas péssimas pessoas, desta forma vieram para o mundo, e assim permanecerão, não têm culpa, não gostam de serem importunadas, têm caráter negativo. E culpam Deus pela omissão. Não ajudam nem a emergência imediata sob seus sentidos visíveis de entes queridos próximos, presenciais.
Contrariamente as prestativas estão sempre disponíveis, atenciosas, antes de precisar de auxílio já se colocam de forma a atender.
É inerente ao seu seguimento de vida.
O mal está ligado à conduta omissa, principalmente. Essa a pior característica que carrega uma pessoa, não só o fazer, mas o não fazer que está também ligado à conduta, e de forma mais agravada, o não fazer quando se devia e podia fazer, ou era obrigação moral fazer. Tudo na vida é comissivo-omissivo, ação ou omissão.
A pior pessoa, que não transforma em ação imperativa a omissão, deixando de socorrer, atender, proteger aquele que necessita de auxílio, é a pior pessoa. São necessidades presenciais, materiais, impositivas.
Deixar de fazer o que se tinha obrigação moral e ética de fazer configura o pior mal.
O teísmo conservador é exemplo teologal desse dualismo aparente, para o desaparelhamento mais personalista, pois enfrenta a principal característica do Deus Pessoal. Perfeito e Onipotente, Deus é o puríssimo bem. É paradoxal o bem incorporado em Deus permitir o mal; é inadmissível em lógica formal, seria o Deus-omissivo. Mas sem dúvida a presença do mal implica na ausência de Deus.
Por causa do mal se nega a existência de Deus, por conforto responsabiliza-se um Deus pessoal pelo sofrimento das criaturas. Não fui eu que me omiti, Deus é que não protegeu. Qual Deus? É quase um deísmo, afirma a pior das pessoas esse desfecho deísta ao meu sentir.
Essa conduta imprecisa e anárquica de um Deus que pode ser qualquer coisa, e assim deísta, deve sofrer a pior expiação no curso da vida mesmo corpórea. E sofre. Colocar em Deus a própria culpa.
Um Deus bom foi criador e gestor da omissão?
Se Deus é bom de onde vêm essas criaturas? Some-se a indagação descabida.