Os Gambuzinos (056) ... Uma Crônica de Silvino Potêncio  (O home de Caravelas lá de "xima"!)
 
Da minha  Amiga Leitora  Margarida Botelho eu recebi uma carta onde ela fez uma análise do ensino em Portugal Ibérico actual, e sem mais delongas eu passo a mensagem adiante pois que como diz o Ti Zé Pô Vinho... p’ra trás mija a Burra:
(início de citação)
Fases do ensino em Portugal;
 
- 1ª fase (antes de 1974): O aluno ao matricular-se ficava  automaticamente chumbado.
- Teria de provar o contrário ao professor.
 
- 2ª fase (até 1992): O aluno ao matricular-se arriscava-se a passar.
 
- 3ª fase (actual e sem mudanças à vista ou a perder de vista): O aluno ao matricular-se já transitou automaticamente de ano!, salvo casos muito excepcionais e devidamente documentados pelo professor, que terá de incluir no processo, obrigatoriamente!...  um "curriculum vitae" extremamente detalhado do aluno e “nalguns” casos da própria família.

-    4ª fase ( em vigor a partir de 2007): O professor está proibido de chumbar o aluno; nesta fase quem é avaliado é o  próprio professor, pelo aluno e respectiva família, correndo o risco quase certo de chumbar...
(fim de citação)
 
Aos meus Amigos (alguns Alunos Leitores)... eu vos transcrevo aqui,  agora,  a minha “carta aberta” ! (entenda-se: depois de aprendermos a usar a internet nunca mais comprei envelopes, e de caminho...  poupamos também muita saliva porque não é necessário lamber os selos antes de meter a carta nos Marcos do Correio)... iiii aatãon lá bai:
 
Emigrantado em Natal, idos do mês de Setembro do ano de 2006...  
(é favor ler tudo de seguida, sem pausa, sem ponto nem vírgula porque depois que eu li as obras do Prémio Nó (cego) do Ti Zé Será Mago aprendi a escrever acordado... antigamente eu escrevia em Português dormente com origem em Trás os Montes)
 
 - Mui Dignissima Participante no "Chat" o desta matéria que é a análise da infraestructura psico-motora de sentimentos enraizados da percepção pedagógica "xuxial-democrática" contemporânea, segundo a visão dos mentores da revolução pós abrilina, para o desenvolvimento sustentado pelo erário público, em declinio por falta de verba e de sustentação da "privada" na iniciativa de se dizer só a verdade, nada mais que a verdade, e sempre muito aquém da verdadeira causa do problema da educação com pompa e circunstância em desabono da própria realidade consensual colectivamente aceita pela maioria dos analfabetos em politica educacional do sistema vi gente... e também vi alguns animais, quais “bestas quadradas” a gerenciar a Educação Luz & Tana, mas... isso fica para outra aula lá na frente!...
 
--- ' nas XeÑoras!, ... e mous Xiores!... ghrrrrrum... ghhrrrum...
Apraz-me manifestar de moto-próprio, e de livre e expontânea vontade o meu acordo, formado nos acórdãos da justa palavra lavrada por charrua de relha, com grau 5, em formação de bacharelato curricular temporário, que o dito cujo diploma aqui ex arado – (não tinha charrua naquele tempo)  - está em conformidade com o pensamento mais popular actualmente em vigor por força dos impostores...
Abre parentisis:  - entenda-se que; quem cobra imposto é cobrador, quem impõe os impostos são os impostores do governo e as suas respectivas repartições algures pré-fixadas em território nacional, etc e tal e coisa...
Quero também acrescentar-vos aqui que, realmente, nos tempos da outra senhora que sempre acompanhou o home de Santa Comba Dão,... tudo de graça!, o Aluno nada mais era do que um burro carregado de livros por todos os lados.
(fecha os parentisis).
- Outrossim, é publicamente sabido e divulgado que o Aluno para ir à escola, não pode ser esperto, mas tem que ser inteligente!... isto porque,  nem todos se podem apelidar de "chicos" ou "chicas" espertos,  a não ser em língua espanhola ou sejam uns  "iberista ferrenhos" como foi informado pelo dignatario da Pasta no Poleiro Al Facinha, e... além do mais,  os alunos inteligentes, eles não são vistos com bons olhos,... e como tal, eles são descriminados sem culpa, mas ficam sendo apenas vistos e apelidados como "chico-esperto-informatizados pelos bullings kaí tão, karagooo"!
Já no caso de avaliação feita recentemente pelo MEC CC – (leia-se: Mal Educados Com Categoria Circunstancial), os alunos precisam primeiro ser Emigrantes,...  ir estudar linguas no exterior,  para depois poderem voltar a Portugal e trazer os bolsos cheios de "milho" para ajudar as autarquias a pagar as custas das ajudas de custo internas, e das ajudas de custo de viagens educacionais internacionais dos tais Titulares das Pastas do Poleiro Al Facinha que, neste caso mais parecem ser uns verdadeiros Al Facínoras da Lingua de todos nós e... após então abrir as escolas que são públicas mas que tem a economia na "privada" eles transformam o ensino numa M.E.R.D.A. (leia-se: Mal Educados Realmente Diplomados Ad – Hoc)  
- Posto isto meus caros leitores e leitoras, é-me a mim vedado o direito de continuar a fazer este discurso,  pois cheguei à conclusão de que não passo de um analista semi-analfabeto, e por isso sem voz, nem meios para chegar onde eu pretendia...
-  Nada mais justo do que aceitar e admitir a voz do povo quando ele diz:
 "vozes de burro não chegam aos céus"!, ...  e eu lhe dou toda a razão a ele, ao Ti Zé Pô,... vinho do bom só se for o do Dão, que por sinal é dos mais caros do ICEP (entenda-se: Istudei Cá En Portugal).
E mais ainda vos digo que e o vinho é "caro" porque é muito estimado e dado...
Eu por exemplo, como auto-didacta eu sempre fui muito dado às coisas da minha origem, e por isso eu me fico aqui pela "santa terrinha" à espera que nasça outro “home de Santa Comba Dão”  que seja menos xuxialista, menos educado, menos analista, menos pessimista, menos futurista, menos oportunista, menos populista, menos especialista e ... sobretudo seja um”home”  menos "Chavista" que o "Chá vês" só fica a ver Braga por um canudo!,...
Portanto e para terminar,  eu deixo  aqui  a minha sugestão aos novos alunos em busca de profissões modernas, mais funcionais do ponto de vista político por inteiro, ou sejam – todos os alunos devem ser educados sem partido!
- Como em Portugal a educação é um assunto de gente grande,... então vejamos outra citação que o meu Amigo Victor, vulgo Conde da Ericeira porque anda sempre com o cabelo todo eriçado, ele  acaba de me mandar isto, onde eu apenas traduzi para português sub-tropical:
Eis aqui algumas pequenas sugestões para colocar nos C.V.a partir desta nomenclatura, e assim dar um "plus" no "cu rrículo vitae" de cada aluno, quando se referir aos seus empregos politicos anteriores:

- Especialista de Fluxos de distribuição (paquete)... - vulgarmente conhecido como "office boy"!
- Supervisora Geral de Bem-Estar, Higiene e Saúde (mulher da limpeza)...  - também chamada de "diarista"!... quando é home, é pau p'ra toda a colher!  
- Coordenador de Fluxos de Entrada e Saída (porteiro)... Quando o sistema é electrónico exige curso de supervisor de informática!...
- Coordenador de Movimentação e Vigilância Noturna (segurança)... é o tipico Vigia da esquina, que nunca está lá, quando a casa é assaltada.
- Distribuidor de Recursos Humanos (motorista de autocarro)... onde só há Onibus, é substituído por Condutor formado em passagens de lombada electrónica.
- Especialista em Logística de Combustíveis (empregado da bomba de gasolina)... o popular "bombeiro" que fica na frente do caça-niqueis e por isso também é conhecido por "frentista".
- Assessor de Engenharia Civil (trolha)...  No 1° estágio age como servente de pedreiro, no 2° estágio atua como ajudante de servente de Pedreiro, já no  3° estágio ocupa o lugar de Pedreiro Profissional Assentador de Tijolos...  e assim por diante até chegar a Mestre de Obras sem Canudos...
- Consultor Especialista em Logística de Alimentos  (empregado de mesa)... nomes mais comuns neste relacionamento profissional deve ser sempre muito cerimonioso como por exemplo:    - Ó Garçon,...  ó Gente fina,...  ó Méstre de cerimonial de boteco,...  ó Meu Chapa, e o sempre popular nomeado aos gritos...  ó se Faz Favor!...
- Técnico de Limpeza e Saneamento de Vias Publicas (varredor)... - Gari, Edil, Maratonista de Camião de Lixo entre outras funções, são algumas tarefas deste servidor público na privada activa.
- Técnica Conselheira de Assuntos Gerais (cartomante)... muitas vezes se confunde

Com a popular Bruxa, Fofoqueira, Corta-Casaca...  e outros nomes não publicáveis, são também conhecidos no mercado de futuros quadros ocupacionais mais estes:

- Técnica Especialista em Terapia Masculina (cabra).

    - Massagista Autônoma Free-Lance a granel (anda solta na rua)

- Técnica Especialista em Terapia Masculina Senior (cabra de luxo).

    - Massagista Autônoma Free-Lance com curso de MBA - Muito Boa Adstringente.

- Especialista em Logística de Produtos Químicos e Farmacêuticos (passador de droga).

 
- Cheirador de Cola de Sapateiro nas horas de bico...(traficante em trânsito pela favela e dos bairros da lata).

- Técnico de Marketing Direcionado (vigarista).

    - Um verdadeiro "script writter" do conto do vigário.

- Coordenador de Fluxo de Artigos (receptor de artigos roubados).

    - Também conhecido por Vendedor de Produtos em Segunda-mão!...
 


- Técnico Superior de Distribuição de Artigos Pessoais (carteirista).
   - Especialidade em Puxamento de Sopetão!...

- Técnico de Redistribuição de Rendimentos (ladrão).

   - No 1° estágio atua como simples Pilha-Galinhas,  no  2° estágio só usa Colarinho Branco...
 
- Gestor de Planeamento de Espaço (arrumador):
   - Pastor de Carros... É o "Flanelinha"!... este é o emprego mais fácil de conseguir!, basta levar uma flanela pendurada no ombro e se aproximar dos veiculos no estacionamento.
 
É especialista em abordagem "pode deixar que eu tô de olho"!... e logo que o usuário sai do carro já deve pagar pelo serviço adiantado...
Ele pode trabalhar na rua,  no campo, e até no governo à saída das repartições. É um verdadeiro funcionário autonomo!... ou o cliente paga ou na proxima vez, ele perde o carro, a roda, um risco na pintura,... enfim... um prestador de serviços que todo o mundo precisa.
Agora vejamos os profissionais mais requisitados pelo mercado:   
-  Técnico Superior Especialista de Assuntos Específicos Não Especializados  (político)
-  Técnico Superior Especialista de Assuntos Específicos Não Especializados  (político)
-  Técnico Superior Especialista de Assuntos Específicos Não Especializados  (político)
-  Mentor préviamente eleito e autorizado para exercer todas as funções acima descriminadas...

P.S. (ISTO NÃO TEM NADA A VER COM POLITICA JÁ DISSE...)

 

 
  • Nota do autor: Com os políticos esta técnica nunca falha. -  Então não me acusem de eu não contribuir para a educação da língua nossa de todos os dias...
Silvino Potêncio/Natal-Brasil - O home de Caravelas lá de "xima"
- Autor de "Catramonzeladas Literárias" e outras barbaridades da Cultura Lusófona na Diáspora...

 
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 19/02/2014
Reeditado em 01/06/2015
Código do texto: T4698299
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.