PORQUÊS

O primeiro "por que" foi usado por Deus no Jardim do Éden quando procurava por Adão e Eva, posteriormente, por Adão em resposta a Deus e de lá pra cá, não paramos mais de nos questionarmos.

São tanto os porquês! Por que chove tanto, faz tanto sol, tanto frio, tanto calor. Por que tantas tragédias, tanta desgraça no mundo afora e por aí vai a enorme lista de porquês.

Está em nossa natureza o questionamento. Vivemos o tempo todo nos questionando a respeito das coisas e de nós mesmo e muitas vezes somos vítimas dos próprios questionamentos, ou seja, dos porquês. Tem gente que questiona tanto, que vira refém dos próprios questionamentos. Mas aí, surge então a pergunta: até que ponto é legal estes questionamentos? Agir sem questionar, ou questionar sempre antes de agir?

Por que fiz isso, fiz aquilo, deixei de fazer, por que agi com a emoção ao invés da razão ou vice-versa, por que sou assim e não consigo mudar. O fato é que, não há resposta para o limite do questionamento. Existe aqueles que questionam mais, outros menos, mais sempre haverá os porquês em nossa vida.

Somos seres limitados, porém, com ânsia de ilimitações e isso nos leva a querer entender, compreender, alcançar, controlar, ter, fazer e até desfazer. Como nem sempre está ao nosso alcance, então vêm os questionamentos. Existem coisas que ao questionarmos, acabamos compreendendo e achando as respostas. no entanto, tem coisas que por mais que tentarmos compreender, jamais iremos conseguir.

Há momentos que os porquês em nossa vida nos atrapalham a tomarmos as decisões certas ou a que julgamos serem certas, há momentos que ajuda a não nos precipitarmos. Portanto, o que nos resta é seguirmos em frente com nossos questionamentos, sejam eles satisfatórios ou não, em busca do entendimento ou do aborrecimento.

Josildo S Neves