O PRIMEIRO DIA DE UMA VIDA QUE ESTÁ POR UM FIO
Em minha cabeça fervem mil assuntos sobre os quais meditei apenas no dia de hoje enquanto voltava para casa depois de um longo e cansativo dia...
Entre estes assuntos estão os tais:
Você diria a alguém que lhe quer bem que sua vida está por um fio, caso você soubesse?
E outra: você faria de cada momento de sua vida, principalmente com o seu par, o primeiro ou o último?
Meditando no primeiro assunto eu respondi-me a mim mesma: Não, eu não diria.
Não queria que ele ficasse comigo por pena ou por obrigação ou por despedida. Eu não deixaria que a incerteza do amanhã interferisse nos nossos momentos de prazer, pois, viver com prazer até prolonga a vida.
Eu guardaria comigo esse segredo, seria o único segredo que eu teria para com ele, pois, não usaria isso como chantagem para ser mimada, para ganhar sua fidelidade, para não ser contrariada.
Se ele fosse "preso" a mim, que não fosse por uma ameaça de um dia eu não estar mais ao seu lado, desfrutando de bons momentos juntos. Não queria que ficássemos presos pelas grades da morte, mas, unidos pela vida que nos move.
Se ele não fosse tão carinhoso comigo, não queria usar isso como artimanha para receber seu carinho, simplesmente, tornaria meus últimos dias melhores, aceitando seu jeito de ser e nada mais. Talvez até eu soltasse um sorrisinho de alívio por ele não saber se vai poder me encontrar quando quiser. Pois, a saudade boa é aquela não planejada, é aquela que machuca por não ter aquela pessoa tão alegre e tão divertida junto, que se foi sem avisar, mas, a mesma que alegra pela causa de ter vivido tantos momentos bons ao lado desse alguém. E se ele fosse carinhoso, ótimo, porém, eu não diria para ele como eu queria que ele fosse, que tipo de carinho me agradaria, porque cada um tem um jeito todo, e único seu, de ser. Se fosse para ser meu amor que fosse, se fosse para não ser, que não fosse, mas, que fosse para mim o melhor que podia ser. Isso para mim, seria o bastante!
Eu não faria o jogo da comparação: "você me acha atraente? Você me acha gostosa? Você me acha bonita? Você gosta de mim, me ama? Eu lhe satisfaço?" etc. Simplesmente o abraçaria e beijaria e daria de mim o melhor que eu pudesse dar, exatamente porque cada pessoa é única! Eu colocaria minha cabeça no seu peito e sentiria o perfume do seu corpo para absorver dele o seu abraço e o seu melhor. Aceitaria ouvi-lo cantar quando eu quisesse conversar, e assobiar quando eu quisesse silêncio, e aceitaria o seu silêncio quando eu quisesse discutir a relação. Não, eu não diria nada, apenas me entregaria de corpo e alma, mesmo que isso não fosse durar o tempo que eu gostaria que durasse.
Segundo: Eu viveria meus dias como se fossem os primeiros e não os últimos.
Desde quando, ao meio dia, acordei dentro do meu próprio sangue e vi aquelas pessoas desesperadas em meu redor me fazendo perguntas, me mantendo acordada, ambulância rasgando o trânsito e eu olhei pra cima e vi o azul do céu, o sol bem na minha cara, e o verde das árvores, com um passarinho cantando ao longe que eu não consegui ver; e abaixo de mim o calor da terra queimando minhas costas e tudo pra mim era novidade, pensei comigo mesma: nasci do ventre da terra, hoje é meu primeiro dia. E passei a ver meus dias como sendo os primeiros.
Às vezes me dá vontade de voltar para aquele estado de paz que antes eu me encontrava, mas é só as vezes...
Eu vi que o último dia da vida de alguém é desesperador! Gente desmaiando ao ver o último dia de alguém não é bom, a família em estado de choque não é bom, as pessoas rezando, orando, clamando a Deus pela sua vida é bom porque a fé traz o morto à vida, mas é difícil para quem vê o sofrimento... Não. O último dia é o fim de tudo. Não vivo mais a minha vida como se fosse o último dia. Vivo como se fosse sempre o primeiro. Já disse isso em outros textos e continuo dizendo e vou continuar dizendo isso sempre, porque o primeiro dia é o dia das descobertas, é o dia das alegrias, é o dia em que mesmo você dando dor de cabeça a algumas pessoas, você quer viver o hoje, o agora, o aqui! No primeiro dia você faz planos para o futuro e aprende sempre algo novo.
No primeiro dia, se você está triste, você pensa: "amanhã vai ser melhor... Tomara que amanhã seja melhor que hoje". No primeiro dia você tem esperanças de dias melhores, enquanto que no último dia, sua única certeza é a morte.
Os momentos difíceis da vida sempre irão servir para que você reflita, para que você se ponha no lugar do outro e pare de achar que o mundo lhe deve favores e reverências. Que todo mundo lhe deve respeito, deve baixar a cabeça para o que você tem, quer tenha títulos e carreiras importantes ou não. Esses momentos vão fazer você parar de olhar para a cor da pele, sua ou do outro; vão fazer você parar de olhar para as aparências pessoais de cada um e olhar mais para as almas. Esses momentos difíceis que você passa servem para fazer de você uma pessoa menos arrogante, mais apaixonada, mais poeta: BASTA OLHAR PARA O AZUL DO CÉU, O SOL BRILHANDO PARA VOCÊ, E O VERDE DAS ÁRVORES, COM UM CANTO DE FUNDO AO LONGE - O CANTO DOS PÁSSAROS. E NÃO SE ESQUEÇA DE QUE A TERRA LHE AGUARDA, QUENTE E CONFORTÁVEL, TAL QUAL O ÚTERO DA SUA MÃE. Um dia, você irá repousar de seus momentos difíceis, mas, enquanto esse dia não chega, viva cada dia como se fosse o primeiro, mesmo que amanhã seja o último.