1 - HOMENAGEM AO ANÔNIMO POMPÍLIO

Daqui a dois dias completarei 41 ano que passei a fazer parte das fileiras das Brigada Militar, já no dia 20 de fevereiro de 1973 uma bolha ocasionada pelo coturno apertado me fazia marchar com os pés tortos, agravando a leve convergência entre ambos.

Isto me rendeu a associação com o soldado Pompílio encarregado da capina dos aproximadamente cinco Ha da APM. Pronto alguém gritou e a turma assimilou. Levaram alguns dias para que eu entendesse. Passados os meses tal comparação rendeu-me manifestações amistosas, esta a parte boa, porém houve as de piedade, por parte dos acreditavam que o Pompílio fosse o meu pai.

Pompílio um soldado, de pés convergentes, com um leve sotaque vesgo, semi analfabeto e com três cruzes de sífilis, serviçal, sempre pronto para qualquer tarefa braçal.

Atravessei os quatro anos da Academia Militar, e durante este tempo troquei poucas palavras com o Pompílio e confesso que fiquei feliz, quando em 1975 ele foi promovido, por ter 20 anos de serviço e estar no comportamento excepcional.

Houve o lado amargo dessa comparação, lado que manifestou-se com um retardo de 29 anos, numa tarde ensolarada de 2002 estávamos numa reunião do alto comando da Brigada Militar, logo em seguida a minha promoção ao posto de Coronel, quando um dos preteridos, não pela minha promoção, mas por não se alinharem ao governantes da ocasião, lascou em alto e bom som: - até o Pompílio foi promovido, então lancei mão dos ensinamentos de Denis Diderot e comecei a chorar, pondo em dúvida o tão pejorativo oficial da Corporação. É lógico que eu poderia enquadra-lo regulamentarmente, mas preferi encenar e deixá-los na dúvida.

Resumidamente, durante choro comentei que estava triste, pois durante toda a vida havia escondido que o Pompílio era meu pai e agora que eu tinha sido promovido ele não estava mais aqui para compartilhar a felicidade. Pus a dúvida nos que assistiram aquela pequena manifestação, então percebi que eu tinha um certo pendor para ser ator.

Do Livro a Força de Cada Um - 2013, 2014

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 17/02/2014
Reeditado em 17/02/2014
Código do texto: T4694693
Classificação de conteúdo: seguro