PRECONCEITO

PRECONCEITO

*Gilda Pinheiro de Campos*

Definitivamente não entendo nem nunca vou entender

racismo e preconceito...

Diferenças entre irmãos, sejam de raça, cor, religião, social, preferencia sexual,são inadmissíveis... agressões, tratamento diferenciado...

Estamos em pleno século XXI, era da informática, rapidez de informação, de já termos artistas negros trabalhando, fazendo sucesso em teatro e tv. Ainda me lembro da Cabana do Pai Tomas, onde Sergio Cardoso foi pintado de negro para viver o papel principal...

Também lembro na minha infancia e adolescencia, de um ditado ridículo...

"Esse é um negro de alma branca"

Como se alma tivesse cor, como se ser bom e negro fosse raridade, chamasse atenção. Os negros entravam nos edifícios pela garagem e elevador de serviço...

Tinha um tio, marido da uma tia, por parte de mãe que era negro, professor, o porteiro portugues quando o viu chegar para visitar-nos pela primeira vez, barrou-lhe a entrada dizendo que entrasse pela garagem...

Ele , homem culto, educado, um gentleman, não discutiu, entrou pela garagem, para não criar problemas, meu pai policial e jornalista quando soube , fez questão de ir até a portaria, com meu tio, chamar o porteiro semi analfabeto e faze-lo pedir desculpas ao professor, dizendo a alto e a bom som que nenhum negro visitante nosso, entraria pela garagem ou elevador de serviço...

Fui educada respeitando diferenças, nunca tendo atitudes racistas ou preconceituosas...

Meu pai tinha uma visão humanista e progressista , era antenado e com visão futurista...

Lembro de meu tio caçula já falecido, irmão de papai, homossexual que não era recebido pela própria família, papai era o único que além de recebe-lo o amava, respeitava. Era um carnavalesco nato, saindo em blocos e fantasiado, um ser maravilhoso, carinhoso, tenho dele as melhores recordações, inclusive há 4

anos, quando me tornei kardecista dele recebi um recado numa sessão no centro de que a sensação que sinto de ter alguém por perto, é ele que me cuida e está sempre comigo...

Com minha bagagem anti preconceito, fica difícil entender atitudes racistas e preconceituosas, sobretudo

em nosso Brasil que é mixegenação pura, mistura de branco, negro, índio e quantas raças aqui aportaram...nossa beleza é justamente essa mistura, bendita mistura que nos faz um povo único...

Então por que o racismo, o preconceito? O que a cor da pele tem a ver com inteligencia, bondade, carisma, caráter? Por que não tratar todos da mesma maneira?Uma conhecida me perguntou certa vez por que eu comprimentava o lixeiro, seguranças, jornaleiro,e tanta "gentinha"...

Nesse dia meu lado pavio curto falou mais alto e a resposta a altura da estupidez desta pessoa...

Por que se cultiva o ódio, rancor, contra negros e homossexuais? Se a mesma pessoa for as duas coisas então...

Por que olha-las de maneira diferente, às vezes folclórica? Não seria mais fácil, agradavél e belo enxergar através da alma, dos sentimentos, do que essas pessoas possuem de bom, que elas são exatamente iguais a todos...O negro para ser respeitado e reconhecido tem que ser brilhante, sobresair em algo, os comuns dos mortais sofrem preconceito, agora por ser crime,de maneira velado...

Isso tem que ser combatido, não na mesma medida de violencia e agressividade, mas com firmeza, exemplos, educação...

Por isso sou defensora de uma educação integral e completa, com matérias extra curriculares como música, poesia, esporte...

Temos condições de mudarmos, de lutarmos pela erradicação desse cancer moral, intelectual, social chamado preconceito...

Quem se habilita?

em 15/02/2014

às 11:33p.m.

Gilda Pinheiro de Campos
Enviado por Gilda Pinheiro de Campos em 16/02/2014
Código do texto: T4694227
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.