MÉDICOS CUBANOS E O AQUÁRIO COM ÁGUA INSALUBRE
Será que há um fato tão deprimente e paradoxal como o de se colocar vários peixes num aquário com água insalubre e inadequada para a sua sobrevivência? Infelizmente há. E ele está aqui entre nós, neste Brasil que parece que está demorando se levantar deste 'berço esplêndido". Estou me referindo ao programa que o nosso governo implantou denominado de MAIS MÉDICOS, quando abriu as portas aos profissionais da área da saúde (ou da doença) provenientes de Cuba para trabalhar nas regiões mais carentes do Brasil.
No início houve algumas retaliações de uma minoria de médicos brasileiros, os quais em tom de menosprezo ou algo pior chegaram a vaiar os recém-chegados, o que foi criticado pelas autoridades e o povo de modo geral. Afinal, estes profissionais não deixaram o seu país e vieram ocupar o lugar, a vaga de ninguém. Se tal programa foi implantado e o convite foi feito, eles e elas simplesmente não pensaram duas vezes para aceitá-lo e aqui vieram, mesmo sabendo, teoricamente, o que iriam ou não encontrar por aqui.
Então, com a falta notória de infraestrutura para por em prática o seu labor, a situação desses médicos ficou comparável a um aquário com água insalubre e sem a mínima condição de qualquer cardume sobreviver. Pois eles chegam com ou sem muita experiência e se deparam com um caso de emergência que exige uma cirurgia qualquer, a pergunta que fica no ar é a seguinte: Como operar se não existe a mínima condição para isto? E os remédios que eles, por ventura, receitarem, onde os pacientes encontrarão meios para comprá-los, adquiri-los? Então fica aquela história: dão-lhe o arco, mas não a flecha, dão-lhe o barco, mas não o remo. E aí, como é que fica? Ora, simplesmente não fica.
E por falar em ficar, o salário estipulado em dez mil reais, apenas mil ou pouco mais ficam com cada pretendente que se habilitou a uma vaga neste programa, pois o restante será embolsado pelos irmãos Castro, ou seja, pelo regime de governo cubano. É uma história inacreditável,mas é o que a mídia propala em todos os seus meios de comunicação.
Durma-se com um barulho deste!
Joboscan