O peso da pena
O peso da pena
Pior que o sentimento de não conseguir é aquele tapinha ombro que te faz relembrar que és humano e assim falhas, só o que pode aumentar esse sentimento desolador é a velha frase: “Tenho pena de você”. Sim, não posso ser ingrato ao ponto de negar esse acalento de um virgem no assunto sofrimento, não é o recomeçar que me destrói, mas a estranha sensação de que decepcionei aquele que pretende se eximir da responsabilidade de meus fracassos... É a pena que traz meu pesar.
Somos humanos sim, falhamos sempre, precisamos de outros humanos, mas tento me policiar e peço encarecidamente que o façam... Não tenham pena de ninguém. Prefiro o suporte calado a pena hasteada, em meu mastro escorregadio o que joga sebo em minhas mãos são os deslizes dos ignorantes que põem peso em meus ombros fartos, sim, a pena recaiu sobre mim piorando aquilo que já me assolava, o sentimento derrotista.
Sou errado, até demais, deixo os que amo preocupado, rasgo varais de minha pureza, desfaço teias de amizade, sou sim esse furacão, derrubo tudo que me transpassa, desfaço nós que me conduzem, avassalador resolvo logo, não espero ajuda. É fácil demais se decepcionar comigo, ajo por impulso, e por isso preciso de um freio para meus muitos erros, quem não é errado? Se você faz parte daqueles que moram em uma torre de marfim, sinta-se a vontade para falar de ler o texto, ele é feito para os imperfeitos. A você que como eu é tão inócuo quando apaixona, tão traiçoeiro quando ama, há de convir que falhamos muito e sempre, e é por isso que precisamos de um freio, nosso complemento, um outro imperfeito a quem nós somos atraídos.
Meus erros hão de me conduzir a lamentações, me frustro todos os dias, seja pela sequidão dos corações alheios, seja pela “impoesia” dos que me cercam, ou ainda pela minha incapacidade de dar uma laço no mundo com meu cordão umbilical já cortado. Devemos todos ter um pouco de equitadores, sim, aqueles que pacientemente mantém um laço afetivo com um animal, que os alimentam, dão afeto, escovam, e por baixo ficam, até ganharem experiência, sim a frase que diz que a experiência é uma lanterna dependurada nas costas de quem ilumina um caminho já percorrido é real no tocante de um constante repetir de ações, sim somos brasileiro, não, não desistimos nunca!
Posso dizer, pela pouca experiência que tenho, que não se deve se rebelar avassaladoramente de uma só vez, mas se freamos nosso intuito ao travar uma batalha todos os dias teremos mais êxitos com menos glória, do que erros estapafúrdios que nos destroem a esperança, e o pior mesmo é sentir a mãozinha gelada, os dedos leves, os lábios úmidos que dizem:”Tenho tanta pena de você”. Penso que a pena é um secreto pedido daquele que oferece o sentimento a Deus, um apelo falando que o livre dessa situação, sei que racionalmente desejar pena é oferecer ajuda, mas subjetivamente sinto que meu penar foi um fardo gigante e por isso, as vezes, a pena me conforta.
Quando se fala que da ponta de uma pena saem várias histórias, talvez tenha havido uma real intenção de que fez a frase pensando no sentimento, os penares de um ser falam de sua trajetória, o triunfo sobre um penar tira o peso que a pena tem. E quando dizem que os poetas, que são donos das penas detém o conhecimento, reafirmo, quem não lê deseja pena a vida, tem pena de viver, se entregar, avassalar o cotidiano, bater de frente, chorar muito, pena jamais!
Gabriel Amorim 15/02/2014