DO PRINCÍPIO AO FIM.
Educação é processo contínuo e acontece na família e demais instituições  inseridas na sociedade onde vivemos, inclusive agora pelas redes sociais. A internet está substituindo a escola formal. O certo é que cada instituição tem sua parcela  de responsabilidade nesse processo . Mas   que educação queremos? Para aprimorar as relações intra e interpessoais? Para formar profissionais habilitados para o mundo do trabalho? Para formar massa crítica? Penso que qualquer processo educativo  seja na família, na escola formal, no mundo do trabalho, deve fundamentar-se  em  valores universais tais como amor, paz, justiça, liberdade,  respeito, ética  e solidariedade entre outros. Esses valores permeiam todo e qualquer relacionamento humano, estão presentes em todas as culturas, sejam as mais primitivas ou as mais evoluídas. Familia e escola tem a  grande responsabilidade de ensinar esses valores às crianças, jovens e adultos também. Mas,  minha percepção é de estes valores estão cada vez mais esgarçados e  mais distante do processo educativo, seja na família, na escola ou na sociedade no seu sentido mais lato. E quando vejo a mídia dando espaço para a mulher morango  na banheira de espuma tomando chanpanhe, penso que alguma  coisa está muito errada e eu estou com idéias ultrapassadas e utópicas.