SER JOVEM...(LIBERTÁRIO, SIM; MANIPULÁVEL, NÃO!!)
Comentários no link do blog: http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2014/02/ser-jovemlibertario-sim-responsavel.html
É ser libertário, inflamado, contestador, engajado, transformador da história, mas é, também, ter responsabilidade, respeito e cidadania...
Respeitar o direito dos outros para que também possa merecer e receber o respeito e admiração de todos os que vivem em sociedade!
O jovem tem que refletir bem sobre tudo o que faz, para não se arrepender na velhice, dos atos que pratica em sua mocidade, embora reconheça que o jovem é incendiário, bagunceiro e manipulável, manipulador, inconsequente, destemido para um lado ou para outro.
No decorrer da história, o jovem foi importante em vários momentos. Mas, em muitos, por ser facilmente manipulado, serviu como massa de manobra para que outros interesses surgissem depois, não muito esperados por eles, que colocaram suas caras para bater nas ruas, pedindo liberdade e exigindo direitos.
Ser jovem é antes de tudo, ser consciente, responsável, porém transformador como só o jovem sabe sê-lo, consciente ou inconscientemente!
Num passado não muito recente, vimos um terrorismo urbano praticado pelos jovens que iam ‘as ruas usando pedras, paus, bombas, morteiros tudo em nome de uma democracia que seus pais ajudaram a construir, pegando em armas muitas vezes, sequestrando, assaltando bancos, mas tudo em nome de uma causa: o fim da ditadura militar.
Agora, estamos vivendo uma ditadura da guerra urbana, imposta pelos jovens que roubam, saqueiam, tocam fogo em ônibus e depois exigem transportes coletivos, queimando mais ônibus. O jovem libertário, também é incoerente em seus atos!
O advogado dos jovens panfletários Fábio Raposo e Caio Silva de Souza Marcos Tristão, presos pela participação direta na morte do cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirante, que, em entrevista publicada no Jornal “O Globo”, afirma que os eles teriam recebido 150 reais para participar das manifestações que terminaram na morte do profissional da TV Bandeirantes. (http://brasilemversosam.blogspot.com.br/2014/02/jjoven-pobres-recebem-r-150-para.html).
Disse também que seus clientes foram aliciados e manipulados por grupos políticos que financiam a participação deles em manifestações, mas não citou nome de qualquer partido político. Ah, está explicado!
Foi por isso o jovem preso em uma pousada na Bahia teve dinheiro para comprar passagens de ônibus e se hospedar! Sem ser financiado por alguém, ele não teria recursos financeiros para ou para pagar advogado!
Tudo terá que ser esclarecido com a continuidade das investigações, inclusive quem está financiando esses jovens pobres facilmente manipuláveis, em troca de dinheiro para fazer badernas nas ruas em nome de uma causa nem sempre bem esclarecidas. Temos que ir á fundo para esclarecer quem financia esse movimento!