E o seu Ano, já se tornou Novo ?

Outro dia, observando as poesias aqui do maravilhoso recanto das letras (já julgo este espaço até mais interessante que o Orkut), e um pensamento me deixou admirado e me pôs a pensar...

A frase era a seguinte (infelizmente, não me ocorre seu autor):

"Não é o tempo que passa rápido ou devagar...Nós é que, a partir de certo período na vida, começamos a observar mais atentamente às coisas/mudanças".

Ainda "outro dia desses" estivemos comemorando o Revéillon, com mil planos na cabeça, uma expectativa imensa, a cabeça cheia de vinho/champagne/etc, vazia de preocupações, corações abertos a abraços, receptivos a tantos sorrisos em meio às multidões e aí....aí chegou o dia seguinte, o "day after", meu amigo, minha amiga..! O primeiro dia da tua mudança, daquilo que foi "planejado" em meio à euforia dos festejos, mas que na verdade são desejos intrínsecos que querem se materializar -

- E aí é que está o "X" da questão, meus caros;

Já ouviram falar na teoria do "C.H.A."? Ela sustenta que, uma pessoa, para alcance daquela mudança almejada, deve estar munida de Competência e Habilidade, itens estes que se adquirem por meio de estudos, livros, palestras etc., mas o item decisivo, o que realmente vai fazer tudo isso acontecer de verdade, é esta: Atitude. Não há como incutir isto em alguém - é algo que acontece "de dentro pra fora", é a vontade se materializando, é o "Ano Novo" realmente Novo.

Me lembro dos tempos do curso de Administração, onde aprendemos sobre o Balanced Scorecard (BSC). uma ferramenta muito utilizada por empresas, que funciona como uma bússola - um análise periódica de alguns índices a fim de verificar se os resultados aspirados pela companhia serão alcançados ou não, e com isso promover mudanças para corrigir as distorções observadas.

Tal ferramenta pode ser perfeitamente ser utilizada por nós - como não? Pensemos naquilo que desejamos lá atrás, em Dezembro de 2006 - a busca de uma recolocação no mercado, a troca por um emprego melhor, aquela reforma na casa, o desejo de encontrar a alma gêmea, o casamento tão sonhado, enfim....São tantas emoções, fala a verdade..! Hehehe...

Pois bem - paremos por um instante. O primeiro quadrimestre já se foi. O que fizemos para alcançar tudo isso? Demos realmente passos nesta direção, ou em sentido contrário ? Fizemos progresso? Não? Então é hora daquela "análise periódica" e checar o que está ocorrendo - ainda há tempo de corrigirmos nossa rota (coincidentemente ouço neste momento um trecho de uma música do Legião Urbana, onde Renato Russo canta "Temos todo o tempo do Mundo"), porém há que se cuidar - o tempo é precioso, saibamos aproveitá-lo bem !

Nada de nos lamentarmos com coisas do tipo "Ah, o ano passou, e eu não fiz nada!".

Ainda há tempo de realizações !

Façamos deste, um Feliz Ano Novo!

Marcio Roque
Enviado por Marcio Roque em 29/04/2007
Código do texto: T468973