EXAME DE CONCIÊNCIA

EXAME DE CONCIÊNCIA

Ainda estes dias eu estava sem ter o que fazer, esposa tinha saído com minha cunhada e eu fiquei na maior tranquilidade em casa sem barulho de netos, era só silencio. Puis no computador um arquivo de musicas que gosto e fiquei em estado letárgico por um bom tempo quase cochilei, fui a geladeira tomei um copo de agua, pois o calor estava insuportável. Estiquei-me no sofá mais uma vez, aí me veio no pensamento o que estava sendo a minha vida hoje. E rememorei o passado distante (bem distante). Engraçado muita gente acha a vida ruim. Olha eu dei uma marcha ré de uns cinquenta anos, e não achei nada ruim ou que eu faria algo diferente do que fiz, e se tivesse feito não seria nada melhor do que foi. Sempre fui um cara muito tranquilo e encarei todos os acontecimentos em minha vida tanto financeiro como de saúde sem alarme, sem desesperança. Acho que talvez por ter perdido minha mãe aos sete ou oito anos e vivido minha vida de deu em deu não tinha a quem pedir colo, assim ou eu resolvia os problemas que aparecessem ou se danava tudo. Depois de namorar um bando de garotas (nisso eu era bom) achai minha esposa recém-contratada numa papelaria onde eu era viajante na região, foi amor a primeira vista, depois de aquele olhar congelante quatro filhos e seis netos foram o resultado. Nossa vida foi de classe media/media, mas sempre com conforto, e fartura na mesa. Dos quatro filhos dois fizeram faculdades particulares e se formaram em engenharia eletrônica e administração de empresas, esta foi uma vitória que me orgulho, os outros dois não formaram mas tem empregos com remuneração suficientes para suprir as necessidades. Acho que como pai, fui o que se espera de uma pessoa equilibrada. Só o primeiro filho que levou algumas palmadas (por falta de experiência, casei com 23 anos) Os outros três nunca encostei a mão e mantínhamos um dialogo muito construtivo. Bater em filho não é o melhor caminho. Primeiro você tem que dar o exemplo de vida, honestidade, respeito, firmeza no que falar e agir, depois vem o amor paterno, serio, sereno e principalmente indiscriminado, jamais ter mais tendência a um dos filhos, é claro se tiver entre eles uma filha esta merece um tratamento especial (que acontece no nosso caso, por sinal ainda a caçula) mas da forma como tratamos a todos ninguém reclama. Depois vem os netos que passam a ser filhos duas vezes, um neto é algo diferente, pois não precisamos cuidar da educação, e se mexer nesta parte arruma confusão com as noras. Mas isto é fácil de resolver. Então se vê que em família fui competente neste desempenho.

As amizades do tempo de solteiro, assim que você casa eles por si mesmo se afastam, a não ser que se casem também aí passa a haver a convivência de casais. Mas depois vem os filhos e as obrigações caseiras e há nova separação. As participações em festas diminuem bastante, pois quando uma não esta disposta o outro não vai sozinho. Passa só a acontecimentos maiores, como casamentos, batizados, formaturas etc. Mesmo as férias na praia às vezes coincidem de outros membros da família irem juntos aí a convivência nestes dias é mais descontraída e regada a cerveja. Nós sempre procuramos ajudar os que nos procuram se às vezes não temos como ajudar financeiramente, porem em conselhos hão deixamos sem respostas. Se você já brincou de balança, quando um esta em baixo o outro esta encima, mesmo que um seja mais gordinho da um jeito de equilibrar o sobe e desce, as vezes tem um mais arteiro que diz vou te deixar de castigo e prende a gangorra no chão enquanto o outro fica preso encima sem saber o que fazer, mas no fim faz um acordo e volta a brincadeira normal. No casamento é a mesma coisa quando o que esta em baixo astral não pode deixar o de cima de castigo, sempre ter um dialogo proveitoso. Outro ponto importante jamais passe mais que uma noite brigado, o dia seguinte é um novo dia, o que passou fique para traz. Por isto o namoro deve ser longo e de estudo do gênio do casal, para chegar a conclusão de que a compatibilidade e harmonia, um pequeno atrito faz parte da vida. A fidelidade do casal também é importante, pois se um deles se relacionar sexualmente com uma terceira pessoa vai ser meio complicado de tocar a via na forma anterior. Na educação dos filhos quando um dos pais corrige algo errado o outro não deve interferir, nem ser partidário. Mesmo que quem corrigiu excedeu na violência, o casal deve discutir o assunto longe do filho e chegar a um acordo de que este procedimento não foi adequado. No caso dos sogros, principalmente a sogra conversar e explicar que conforme a mãe foi educada esta passando para os netos esta educação, portanto é bom não haver interferência externa.

Um bom casamento é um ato de perdoar e pedir o perdão, para reinar a paz e a concórdia, para que dure muito tempo.

Não é um pequeno ciúme, ou uma fase de dificuldade financeira momentânea uma camisa mal passada um almoço feito as pressas uma peça de roupa deixada fora do lugar e outras pequenas coisas do dia-a-dia que vai desfazer um casamento que nasceu tão bonito. Pense sempre na troca das alianças no altar, na festa, nos padrinhos, nos pais que gastaram tanto e com tanto prazer. Nada justifica uma separação por motivos tão fúteis. Que Deus abençoe todos os casamentos nascidos de um amor promissor.

sSantAna (Drakcon) 12/02/2014

Phósforus
Enviado por Phósforus em 12/02/2014
Código do texto: T4688613
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.