O BOM E VELHO PT

Observando o atual panorama político do Brasil, não posso deixar de sentir saudades de uma oposição de nível, decente e comprometida com o povo. E aí eu me lembro do PT. Não desse PT que está aí, comprometido até o pescoço com corruptos e com a banda podre da política, e que faz alianças com parasitas como José Sarney, Renan Calheiros, Edson Lobão, Marcelo Crivella ou Sérgio Cabral, mas aquele PT de antigamente, o PT de oposição, O PT em que confiávamos para nos representar. A gente ia votar e, no caminho, pegava a estrela que era distribuída pelos militantes de boca de urna, destacava, colava e saía por aí orgulhoso, sem medo de ser feliz. Não havia escândalos ainda, não havia desvios de verbas nem tráfico de influência, ninguém podia acusar nenhum petista de irregularidades e nos orgulhávamos de carregar aquela estrela no peito. O PSDB pode se esforçar o quanto quiser, mas nunca será uma oposição como o PT foi um dia. Não, nunca haverá um partido como aquele, que represente realmente os anseios do povo e do trabalhador brasileiro.

O PT precisa urgentemente voltar às origens. Ser oposição novamente é, provavelmente, a única coisa que pode salvá-lo de si mesmo, do monstro no qual se transformou. O PT de hoje faz as mesmas coisas que o PT de antigamente criticava e lutava ferozmente contra. Não dá para fazer aliança com o diabo e tentar pousar de íntegro, quem com porcos anda, come farelo.

O PT precisa urgentemente voltar a ser aquele PT que todos nós conhecemos e aprendemos a respeitar. Um PT que podia falar de ética porque seus membros eram éticos. Um PT que podia falar de decência porque seus líderes eram decentes. Era um partido que sabia que os fins não justificam os meios. Hoje, quando sua principal representante fala, longe dos currais eleitorais forjados pelo bolsa família, é vaiada, reflexo de um partido que tinha tudo para ser e não foi, perdeu-se em sua própria megalomania e seus jantares em restaurantes de luxo. Mas eles podem pagar a conta, é verdade.

Hoje, eu vejo a lista de possíveis candidatos e fico pensando: meu Deus, em quem votar?...

Saudades de um tempo em que eu não tinha a menor dúvida: era o candidato do PT, seja lá quem fosse. Do bom e velho PT.