Vítima ou Algoz?

Me pergunto o motivo de algumas pessoas persistirem em permanecer na condição de vítima. Muitas vezes o que observo é que essa postura tem muito a ver com uma falta de auto percepção. Exemplo prático: a pessoa passa grande parte de sua vida reclamando que os outros não lhe dão paz, ou que não é valorizada o suficiente. Em resumo, ela parece procurar situações em que isso se repete. Parece não perceber que o erro está principalmente em suas atitudes. Se não quer ser alvo de "fofocas", proponha-se a não passar suas preciosas horas livres cuidando da vida alheia. Tenha postura, dignidade, e você será respeitado. Reclama que está sozinho, que não conhece ninguém interessante ou que tenha afinidade com você? Talvez não esteja procurando nos lugares certos, ou talvez o erro seja justamente procurar demais. Seja você, faça as coisas que gosta, dê o seu melhor e pare com a incessante busca pela pessoa perfeita. Afinidades não podem ser criadas, são descobertas. Sentimentos não são forçados, precisam de espontaneidade. Cuide de você e sinta que apesar de todos os problemas é possível olhar para o lado e estender a mão a quem tem problemas bem maiores que os seus. Veja o lado prático da vida. Analise de tempos em tempos quais são suas prioridades, porque elas mudam. Nossas vidas são como placas tectônicas em movimento, temos que ser flexíveis na medida certa se não quisermos nos despedaçar. E pare de se vitimizar, conheço muitas pseudo vítimas que não passam de algozes dissimulados.