EM COMUM COM OS BONOVOS?!
EM COMUM COM OS BONOVOS*!
BONOVO!
BONOVO! OR BONOBO!
CHIPANZÉ!
Meu pai, humano convicto, asseverava arduamente em suas elucidações, que o “homem” , imagem e semelhança de Deus, jamais poderia ter descendido de espécimes primitivas, inferiores, com os gorilas e os macacos!
Para ele, tenho duas noticias antecipadas, com certeza, uma delas vai deixa-lo muitíssimo feliz: “papai, o homem continua descendendo de Deus, não sei se imagem e semelhança, mas, continua... enquanto a outra notícia, para seu ponto de vista, é trágica, cada vez mais, papai, as pesquisas demonstram sem sombra de dúvidas, que não somente o homem descende do macaco, mas, de espécimes ainda mais inferiores, se assim me posso expressar, acredita agora? Não? Eu já sabia...”
E essa ainda não é a outra má notícia, há algo de terrível na descendência do homem/macaco, a espécie humana, quando de sua passagem pelo reino símio, ainda fez o favor, de “procurar” o pior clã para fazer parte(?!)
Há alguns milhões de anos (segundo pesquisas levadas à cabo por esses homens que se enfiam em laboratórios, e parece que não terem famílias, esposas, filhas, vida social, etc., enfim, pesquisas levadas à cabo por cientistas), estes, estudaram e concluíram, que em determinada época, de modificação da camada terrestre, houve uma espécie de divisão geológica, e logicamente animal e biológica, no globo.
Nessa tal divisão por cataclismos, abalos sísmicos e etc., algumas espécies animais, foram basicamente segregadas em determinados trechos, terra, divididos por rios. Um deles, com “APENAS 13 quilômetros de largura” e outra dezena de metros de profundidade, por exemplo, e aconteceu de uma espécie de macacos, no caso, chipanzés, (de onde vem toda a raiz da humanidade), ficaram num pequeno trecho de terra. Pouca alimentação, pouca água, pouco conforto, etc., daí ter desencadeado o comportamento, extremamente violento pela disputa de fêmeas, comida, água e etc.
Porém, do outro lado do rio, por circunstâncias alheias a sua vontade, ficaram os denominados bonovos, rodeados de tudo que era bom: comida, água, muitas fêmeas (muitos machos, para as fêmeas), e o que desencadeou-se daí?
Uma espécime pacata! Ordeira! Fraternal! Amorosa! Etc., derivados (você vai concordar) nada em comum com a humanidade! Ou não? Salvo, alguns poucos “exemplares do clã”, contados nos dedos, os santos, por exemplo, todo o resto, assim como os chipanzés, dia após dia, dão sua contribuição de violência e selvageria! Exatamente como seus primos primatas...E o pior, sentem prazer nisso, como os “primos!”
A natureza humana, então, por motivos óbvios, (a necessidade de conforto, o desejo de se sobrepor ao próximo, além de sua estreiteza de visão, assim como os violentos macacos), tornou-se por si só, covarde, acomodada, de modos que é praticamente impossível a um dito, escritor, inventor, poeta que seja, criar algo verdadeiramente revolucionário, se não tiver passado, pelas mesmas decepções, constrangimentos e desgraças que atinge a plebe comum, sob o risco de se tornar um grandíssimo hipócrita!
E mais: não se tornar nem assassino e nem bonachão, para tentar extrair à arte!
Assim, se explica (em partes ) porque o dito escritor P.C., seja tão ruim de se ler. Porque além de não ter vivenciado NADA do que escreve, quando escreve, não consegue usar da arte transcendente e imaterial, que acompanha os homens de caráter, capazes de emocionar com as letras, detentores do poder da “boa” persuasão!
Mas, enfim, como espécie humana evoluída, meu amigo (e meu velho pai), estamos muito abaixo dos bonovos! Mas, muito abaixo mesmo!
Qual o ser humano, que sendo colocado segregado em determinado lugar, liberto para comer e beber a vontade, vendo um amigo seu aprisionado ao lado, numa jaula, o libertaria para comer junto? Nenhum ser humano, o faria isso. Mais comida, mais água, mais sobrevivência, alimento para o dia seguinte, força, vitalidade, vitóri, em suma, a poupança!
O bonovo faria exatamente isso. Libertaria seu “irmão” para partilharem juntos, as mesmas iguarias. Dessa forma, matando de vez, o egoísmo, que tanto tem complicado a vida dos seres humanos, já não tão evoluídos moralmente assim...
* Aparentemente, primatas, iguais aos chipanzés, mas, são na verdade, espécimes diferentes, agem diferentes em diversas situações, e devido sua docilidade, difere da espécie humana nesse quesito, e esta, deles.
Essa é para os homens: você já se perguntou o quanto os hormônios influenciam as suas atitudes no cotidiano? Cientistas das Universidades de Duke e Harvard (EUA) se perguntaram isso, e fizeram testes com duas espécies de nossos parentes primatas – Chimpanzés e Bonobos – para tentar chegar a algumas conclusões.
Eles analisaram como ambos os macacos se comportam em situações de disputa e competições individuais. O teste foi feito da seguinte maneira: grupos de chimpanzés machos foram colocados juntos em uma jaula. Em outra, um grupo de bonobos machos.
Essa é para os homens: você já se perguntou o quanto os hormônios influenciam as suas atitudes no cotidiano? Cientistas das Universidades de Duke e Harvard (EUA) se perguntaram isso, e fizeram testes com duas espécies de nossos parentes primatas – Chimpanzés e Bonobos – para tentar chegar a algumas conclusões.
Eles analisaram como ambos os macacos se comportam em situações de disputa e competições individuais. O teste foi feito da seguinte maneira: grupos de chimpanzés machos foram colocados juntos em uma jaula. Em outra, um grupo de bonobos machos.
Foram coletadas as salivas dos animais, para medição de hormônios, antes do teste. No experimento, os cientistas fizeram os animais lutarem por uma porção limitada de comida. Terminada a disputa, voltaram a coletar saliva e medir os hormônios presentes.
O resultado foi surpreendente. Os chimpanzés tiveram um aumento acentuado de testosterona, que é relacionado, nesse caso, à preparação para a atividade masculina em situações de luta ou interações agressivas. Uma espécie de “estimulante para a batalha”.
Os bonobos, por sua vez, apresentavam aumento não de testosterona, mas de Cortisol. Esse hormônio, por sua vez, está ligado ao estresse que precede situações agressivas. Claramente, os chimpanzés pareciam se sentir confortáveis e estimulados ante uma disputa individual, enquanto os bonobos pareciam demonstrar estresse e desgaste devido a essa situação.
Os cientistas indicam que é possível obter resultados semelhantes tratando de seres humanos. Bastaria repetir o mesmo procedimento de medir o hormônio na saliva. Agora, fica o ponto de interrogação citado no título: você está mais para Bonobo ou Chimpanzé? [Scientific Blogging]