Amamentação cedida

Tenho o hábito de ler no Diário de Pernambuco uma coluna que publica reportagens alusivas ao período da escravidão no Brasil.

Numa dessas reportagens com data de 20.05.1858, apresenta a oferta de uma negra onde a mesma diz que tem leite de sobra e dinheiro de menos. Ela se oferece para amamentar filhos de pessoas abastadas.

Tem cada anuncio que hoje nem pensaríamos ser possível. O que mais me chama a atenção é exatamente o valor que o ser humano dispensava ao negro no Brasil.

Ainda hoje claro a maioria tem guardado lá no seu íntimo o seu racismo. Naquela época era muito forte e ainda consolidado pela vigência da escravidão que por sinal fomos o último país a libertar os escravos.

Quando vejo novelas de época que retrata essa realidade que felizmente já se extinguiu, fico pensando que diante de tanta atrocidade dos senhores e feitores, não admitiam que eles próprios fossem descendentes deles. Porque no Brasil só tem raça pura os estrangeiros que aqui se instalaram inclusive com muita atenção até hoje. Que às vezes me pergunto qual é o país da Europa que tem brasileiros com bairros e até estados.

Enfim somos um país hospitaleiro, mas nem sempre encontramos hospitalidade por ai a fora.

Só pra concluir no que dizem respeito à amamentação, as senhoras via os seus filhos serem amamentados por negras, mas na verdade não sentiam nenhum tipo de solidariedade, é incrível não?

Maducar
Enviado por Maducar em 31/01/2014
Código do texto: T4673039
Classificação de conteúdo: seguro